Memórias da Telinha

Há 15 anos, Globo "perdeu" Padrão para remontar jornalismo no SBT

Ana Paula Padrão foi contratada a peso de ouro por Silvio Santos em 2005


Ana Paula Padrão em sua primeira chamada no SBT em 2005
Ana Paula Padrão em sua primeira aparição como contratada do SBT - Reprodução/SBT

Quem aí se lembra das chamadas que o SBT produziu quando contratou Ana Paula Padrão, em 2005? "Globo perdeu Padrão"; "Globo não tem mais Padrão"; e "Em breve você vai saber porque a Globo perdeu Padrão", foram alguns dos anúncios lançados por Silvio Santos em sua programação para anunciar sua nova contratação.

Ana Paula Padrão assinava um contrato com o SBT de quatro anos em maio de 2005. As conversas vinham sendo mantidas desde o início daquele ano. A jornalista comunicou, segundo o jornal Folha de S.Paulo, seu desligamento da Globo por telefone ao diretor Carlos Henrique Schroder. Silvio Santos arcaria com a multa contratual.

A hoje apresentadora do MasterChef Brasil, na Band, estava insatisfeita com seu horário. Ela apresentava o Jornal da Globo nas madrugadas havia cinco anos e se desencontrava com seu então marido, com quem queria ter um filho.

Contrato bem amarrado e carta branca

Há 15 anos, Globo \"perdeu\" Padrão para remontar jornalismo no SBT

Para trocar um confortável contrato na Globo com estabilidade, Ana Paula Padrão pediu carta branca e inseriu uma cláusula anti-geladeira, de acordo com outra edição do jornal Folha de S.Paulo de maio de 2005.

Ganhando três vezes mais no SBT, ela teria um orçamento polpudo para remontar o departamento de jornalismo da emissora, que sobrevivia com telejornais esvaziados e conteúdos enlatados. "O formato [do novo telejornal] será o de notícia de forma coloquial. Algumas pessoas que estão na minha cabeça podem ser o diferencial", entregou ao periódico.

Na mesma entrevista, negou que tenha saído da Globo porque não lhe deram a bancada do Jornal Nacional. "Que vantagem eu teria de fazer aquele jornal sem personalidade?", provocou Padrão, reiterando apenas seu desejo de chegar mais cedo em casa.

O contrato com o SBT ainda previa o horário que o novo jornal fosse ao ar: entre 18h e 21h.

A sedução de Silvio Santos

De acordo com Ana Paula Padrão numa entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo de maio de 2005, o dono do SBT a procurou pela primeira vez em 1996. "Desde então, de dois em dois meses ele me dá um telefonema. Na última vez, como na Globo já viam se esgotado as chances de mudar de horário, não resisti".

Padrão admitiu que em seu contrato estava previsto um orçamento para recuperar e aumentar a infraestrutura das afiliadas e praças, além da redação nacional. "Silvio quer trazer o jornalismo de volta à casa. Ele é muito intuitivo e acredita que comigo tem essa chance", afirmou.

Multa contratual e tentativa de veto

A decisão de Padrão sair da Globo enfureceu a emissora. A multa, estipulada em R$ 3,8 milhões, não previa rescisão unilateral, de acordo com o canal.

A própria jornalista fez o depósito do cheque à Globo, que foi recusado. O valor da multa incluía tudo o que ela recebeu da emissora desde que assinou seu último contrato, em 2002, e o que ganharia até seu término, em 2006.

A Globo entrou com uma ação judicial ordenando que Padrão voltasse ao trabalho, mas a Justiça entendeu que não havia irregularidades e tudo seguiu seu curso.

Estreia em segundo lugar e mudança de horário

Há 15 anos, Globo \"perdeu\" Padrão para remontar jornalismo no SBT

Apesar dos 10 pontos e vice-liderança da estreia do SBT Brasil em 15 de agosto, Ana Paula constatou que 27% dos telespectadores compreendia a faixa etária entre 4 e 17 anos.

Nas duas primeiras semanas, o telejornal conquistou 8 pontos, mas a partir da segunda quinzena de setembro, passou a entrar 30 minutos mais tarde, sendo "ensanduíchada" pelos programas que Silvio Santos comandava: o Family Feud e Roda a Roda.

O SBT Brasil impressionava pelo cenário, telão e tomadas de câmeras "pirotécnicas", mas Padrão saiu da bancada em dezembro de 2006 para apresentar o SBT Realidade. Quem ficou em seu lugar foi Carlos Nascimento, na emissora até hoje.

Padrão saiu do SBT em 2009 e se transferiu para a Record. No canal do bispo Macedo, ficou até 2013 e desde 2014 comanda o MasterChef, na Band.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado