Morreu na sexta

No Encontro, Patrícia Poeta fala sobre doação de órgãos de Gugu: "Ato generoso"

Doação de órgãos foi o tema do Encontro


Patrícia Poeta no palco do Encontro com imagem de Gugu no telão
Patrícia Poeta falou de Gugu Liberato no Encontro. Foto: Reprodução

Patrícia Poeta abriu o Encontro desta terça-feira (26) falando sobre a doação dos órgãos de Gugu Liberato, morto na última sexta-feira (22) e que teve seu pedido atendido pela família. O programa global explicou como funciona o procedimento para saber quem recebeu os órgãos.

"O Gugu sempre nos fez rir a vida toda e neste final fez um ato de generosidade. A gente chorava de tristeza e também chorava de alegria por causa dessa atitude dele", comentou Patrícia, que substitui Fátima Bernardes na apresentação do matutino por uma semana.

A jornalista mostrou no telão a carta escrita pela família para que os médicos lessem diante do corpo de Gugu pouco antes do início da retirada dos órgãos. A leitura do documento é um processo padrão nos EUA e familiares do apresentador optaram por escrever uma carta em primeira pessoa, como se Gugu estivesse se despedindo (veja no final da reportagem).

Ellen Roche, que participa da edição de hoje do Encontro, aproveitou a oportunidade para lembrar que conheceu o apresentador ao longo de sua carreira. "Muito da minha carreira eu devo a paixão que a gente via dele por fazer televisão", comentou a atriz, que está em Éramos Seis e que começou a carreira no SBT.

Encontro fala da doação de órgãos de Gugu

O Encontro também deu detalhes sobre a doação dos órgãos de Gugu. Um correspondente da emissora em Nova York entrou ao vivo para falar sobre o processo e explicou que, por lei nos EUA, ninguém sabe quem são as pessoas que receberam ou receberão as doações.

Segundo ele, num segundo momento pode haver contato entre os pacientes que receberam os órgãos e a família de Gugu, mas sempre através de cartas e que não identifique os pacientes. 

A partir daí, os participantes do programa passaram a discutir a importância da doação de órgãos e também como funciona o processo no Brasil, e até recebeu convidados beneficiados por um ato do tipo.

Confira a carta lida diante do corpo como se fosse Gugu:

"Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.

Gugu".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado