Saulo Gomes

Morre jornalista responsável por anunciar ao vivo o fim da TV Tupi

Saulo Gomes tinha 91 anos e morreu em Ribeirão Preto (SP)


Saulo Gomes
Natural do Rio, Saulo Gomes morava em Ribeirão Preto

Morreu na madrugada desta quarta-feira (23), aos 91 anos, o jornalista e escritor Saulo Gomes. Ele era considerado um dos pioneiros da televisão brasileira, sendo o responsável por anunciar no ar o fim da TV Tupi.

Natural do Rio de Janeiro, Saulo morava em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, quando teve um infarto. O enterro está marcado para às 10h de quinta-feira (24), na mesma cidade.

O jornalista iniciou sua carreira em 1956, quando passou em primeiro lugar entre 200 jovens que tentavam uma vaga como repórter na Rádio Continental.

Saulo Gomes é história

Se destacou por vários trabalhos, tendo como pontos altos duas entrevistas que realizou com o médium Chico Xavier, em 1968 e em 1971, este no programa Pinga Fogo, da TV Tupi.

Sobre a primeira emissora de televisão do país, coube a Saulo Gomes a dura missão de anunciar ao vivo, no dia 02 de maio de 1980, que a central paulista deixava de gerar suas imagens.

Em grave crise financeira e administrativa, a rede seguiu no ar até o dia 18 de julho, quando saiu definitivamente do ar após uma missa do Papa João Paulo II e de uma mensagem clamando ao presidente João Figueiredo para que não cassasse as suas concessões. Em vão. 

Ao longo de sua carreira, Saulo andou o Brasil e trabalhou como diretor de jornalismo da TV Rio Preto, em São José do Rio Preto (SP), da rádio A Voz do Oeste e TV Brasil Oeste, em Cuiabá (MT) e da Rádio Capital, em São Paulo.

O jornalista era membro da Ordem dos Velhos Jornalistas desde 2003 e ocupava há 15 anos uma cadeira na Academia Ribeirão-pretana de Letras, tendo cinco livros publicados.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado