Repercutiu mal

Apresentador de afiliada do SBT é acusado de racismo: "Se fosse bom, seria Montebranco"

Uma deputada estadual prometeu que irá denunciar a emissora


Stanley-Gusman-racismo_be69174bccf7e26df3e83c1d6c99d0dd59dab13c.jpeg
Stanley Gusman trabalha na TV Alterosa, afiliada do SBT para Minas Gerais

Um comentário em tom jocoso (veja vídeo abaixo) feito por um apresentador no início da tarde desta terça-feira (10) foi interpretado como racismo e pode complicar a vida dele e da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais. Ao conversar com um repórter, Stanley Gusman tentou zombar do Ibope e acabou falando uma frase que muita gente enxergou como suposto racismo.

"Eu sei quem é o dono do Ibope. É Montenegro, se fosse bom seria Montebranco", comentou Gusman enquanto o repórter fazia expressão de choque no link ao vivo que aparecia no telão. A direção do programa até soltou um "epa", trilha sonora característica desse tipo de programa policialesco quando uma frase ou situação polêmica ocorre.

A deputada estadual por Minas Gerais, Andreia de Jesus, rapidamente divulgou o vídeo em suas redes sociais e prometeu que não deixará isso barato.

"DENÚNCIA: RACISMO NO PROGRAMA ALTEROSA ALERTA. Em 2017, a Record foi notificada pelo Ministério Público Federal após um apresentador chamar a cantora Ludmilla de "macaca" ao vivo no "Balanço Geral". A mesma emissora foi condenada e obrigada a exibir programas educativos sobre religiões de matriz africana, após perder uma ação judicial movida pelo Intecab e pelo @ceert motivada pela veiculação de programas que ofendiam religiões de matriz africana.", iniciou o texto que ilustrava o vídeo.

"Mesmo com esses casos recentes e tantas outras campanhas educativas e oficinas sobre comunicação não-violenta, alguns apresentadores da TV aberta não se sentem constrangidos em fazer comentários racistas ao vivo. Este vídeo é do Alterosa Alerta de hoje, exibido na hora do almoço na TV Alterosa.", continuou a deputada que foi eleita em 2018 pelo PSOL de Minas Gerais.

 "Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão!Com filme nacional, Tela Quente tem melhor Ibope do ano no Rio e em São Paulo", concluiu.

Apresentador de afiliada do SBT é acusado de racismo: \"Se fosse bom, seria Montebranco\"

A postagem de Andréia rapidamente viralizou e já contava com mais de mil curtidas até a publicação da reportagem. Para se ter uma ideia da diferença, posts anteriores dela contavam sempre entre 100 e 300 curtidas.

O vídeo acabou indo parar no Twitter e muita gente se revoltou com a situação. Em poucos minutos, a postagem contava com mais de 2 mil visualizações na rede social.

O NaTelinha tentou contato com o apresentador por meio de suas redes sociais, mas ele havia desativado seu perfil no Instagram e sua conta no Twitter não é utilizada desde janeiro.

A reportagem também procurou a TV Alterosa, mas ninguém foi localizado para comentar o fato.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado