Raio-X

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

NaTelinha preparou um Raio-X sobre os programas de debate sobre futebol


Tela dividida com grandes nomes que comandam mesas redondas no Brasil
Neto e Galvão Bueno estrelam programas esportivos no estilo mesas redondas. Foto: Montagem

O futebol sempre mexeu com a cabeça do torcedor brasileiro. Desde os idos dos anos 90 as chamadas "mesas redondas" para debater a rodada do maior esporte do Brasil foram ganhando espaço até se estabelecerem por completo. Atualmente, quem é assinante de TV por assinatura tem a sua disposição uma série de programas para todos os gostos, passando pelo craque Neto até mesmo um medalhão do esporte, como Galvão Bueno.

Por conta disso, o NaTelinha preparou um Raio-X que mostra os principais programas do gênero, tanto na TV fechada quanto nas emissoras abertas do Brasil. Em todos eles, uma única coisa em comum: as opiniões sobre o futebol praticado no mundo todo, mas principalmente no Brasil.

“Bem, Amigos” – Sportv

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

Exibido todas as segundas-feiras, por volta das 21h00, o programa é comandado por Galvão Bueno, sendo substituído em algumas vezes por Luiz Roberto, Cleber Machado, Milton Leite, Luiz Carlos Júnior, Jade Rocha e André Rizek.

A atração tem cerca de duas horas e sua estreia ocorreu em 2003, tornando-se rapidamente um dos líderes de audiência entre os canais pagos destinados ao setor esportivo.

A dinâmica segue um debate tradicional, contando com a participação de especialistas e convidados do mundo esportivo. Caio Ribeiro, Casagrande, Júnior, Muricy Ramalho, Maurício Saraiva, Sandro Meira Ricci, Bob Faria e Marco Antônio Rodrigues são os comentaristas da produção.

“Baita Amigos” – Band Sports

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

O programa é comandado pelo Craque Neto, comentarista número um da Band e também apresentador de “Os Donos da Bola”. A atração começa por volta das 20h00 e é uma das concorrentes do “Bem, Amigos”.

Cada episódio tem duração de duas horas e comenta os principais momentos dos campeonatos de futebol que ocorrem no Brasil e no mundo. A produção estreou em 2013 e tem uma das maiores audiências do canal pago. Recentemente, o apresentador chegou a comentar que a atração dava 01 ponto de audiência.

Neto tem como seu fiel escudeiro o comentarista Velloso. O apresentador convida pessoas ligadas ao mundo esportivo, da música e entretenimento para falar sobre futebol. Vale ressaltar que, no início da trajetória do programa, o local de gravação era o camarote do Morumbi. Por conta dos posicionamentos do comunicador, a direção do São Paulo proibiu que a atração fosse feita no ambiente.

“Terceiro Tempo” – Band

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

Talvez não seja a mesa redonda mais badalada da emissora, entretanto, a marca “Terceiro Tempo” é uma das mais fortes do meio esportivo. Comandado por Milton Neves, a produção elevada ao ar logo após os jogos das 16h00 do Campeonato Brasileiro.

Milton divide o comando com Larissa Erthal, além de ter ao seu lado dois comentaristas, revezando entre si o Craque Neto, Velloso, Ronaldo, Denílson, Chico Garcia e Héverton Guimarães. A estreia aconteceu em 1982, na rádio Jovem Pan.

O apresentador é conhecido pelo seu estilo despojado e provocativo. Uma curiosidade é o fato de Milton ser responsável por realizar diversos merchandisings, pioneiro no jornalismo. A audiência gira entre 2 e 3 pontos, tem duas horas de duração e já fez parte da programação da Record entre 2001 e 2007.

“Mesa Redonda” – TV Gazeta

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

O programa do seu gênero mais antigo da televisão, surgindo em 1970, é comandado por Flávio Prado e tem como assistente Michelle Gianella e Paula Vilhena, revezando-se. A mesa de comentaristas é composta por Chico Lang, Celso Cardoso, Alberto Helena Júnior e Müller.

Com quase 50 anos na televisão brasileira, a atração popularizou Roberto Avallone e chegou a liderar a audiência na década de 1980, chamando atenção das emissoras concorrentes. Não por acaso outros formatos foram criados inspirados no “Mesa Redonda”.

O programa é exibido todos os domingos na TV Gazeta, a partir das 21h00. O estilo segue o mesmo padrão, onde o apresentador questiona os comentaristas e eles opinam sobre a semana no mundo do futebol. A audiência gira entre 1 e 2 pontos.

“De Placa” – Space

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

A atração teve início em 2017, no “Esporte Interativo”, contudo, transferiu-se para o Space após o fim do canal pago esportivo. O início da produção começou com a apresentação de Rodrigo Rodrigues, contudo, ao sair para o Grupo Globo, Luis Felipe Freitas assumiu o comando.

Alê Oliveira, Mauro Beting e André Hening são alguns dos comentaristas que participam do programa. De segunda a sexta, a partir das 10h50, tendo uma hora e dez minutos de duração, eles falam sobre o dia-a-dia dos clubes de futebol.

“Linha de Passe” – ESPN

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

Nascido em 1998, sua exibição ocorria de segunda a sexta, por volta das 21h00. O formato durou do mesmo jeito durante anos, entretanto, com a reformulação da ESPN, o programa ganhou maior espaço na programação e, nesta época de Copa América, a produção tem ido ao ar todos os dias.

Paulo Andrade é o comandante da mesa redonda e conta com quatro comentaristas por edição. Juca Kfouri, Mauro Cézar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Léo Bertozzi, Paulo Calçade, Eduardo Tironi, Gian Oddi, Antero Greco e André Kforui se revezam ao longo da semana para participar da atração.

O foco é falar sobre futebol nacional, com destaque às competições envolvendo os clubes brasileiros e à seleção brasileira, porém, o apresentador e comentaristas analisaram os campeonatos estrangeiros.

“Fox Sports Rádio” – Fox Sports

De Neto a Galvão Bueno: Os programas esportivos que mexem com o torcedor

A estreia aconteceu em 2012 e tem como apresentador Benjamin Back, sendo substituído por Osvaldo Pascoal em suas férias. A atração é um dos programas que mais repercute na TV paga e também nas redes sociais, principalmente pelas opiniões polêmicas dos seus comentaristas e as pautas controvérsias criadas pela produção.

A mesa é composta pelos comentaristas Fábio Sormani, Felippe Facincani, Flávio Gomes, Maurício Borges, Osvaldo Pascoal, entre outros. O encontro dos jornalistas aconteceu de segunda a sexta, das 12h45 às 15h30.

Uma curiosidade que o programa tem sua versão nos Estados Unidos e Argentina.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado