Ouça trecho

Vinícius Dônola é escolhido para narrar audiolivro de Stephen Hawking

Confira em primeira-mão trecho de "Breves respostas para grandes questões"


Stephen Hawking e Vinícius Dônola
Vinícius Dônola enfrentou maratona e tomou cuidados especiais para narrar livro de Stephen Hawking

O jornalista Vinícius Dônola foi convidado pela editora Intrínseca para fazer a locução do audiolivro "Breves respostas para grandes questões". A publicação foi lançada na última semana e escrita pelo cientista britânico Stephen Hawking, que morreu em 2018, aos 76 anos, vitima de uma doença neuronal motora.

"Antes, busquei referências da voz de Stephen Hawking, pois só conhecemos a digitalizada. Nada encontrei. Nos registros mais antigos da voz de Hawking, o físico já manifestava sinais e sintomas da esclorose lateral amiotrófica", contou o jornalista, com exclusividade, ao NaTelinha.

Stephen Hawking é considerado uma dos mais renomados físicos e cosmologista do último século. "Breves respostas para grandes questões" possui 10 capítulos com reflexões sobre a origem do universo, a existência de Deus e a natureza do tempo.

Pra gravar as 250 páginas escritas por Hawking em primeira pessoa, num total de seis horas de produto final, Vinicius Dônola enfrentou uma maratona de locução, precisando de oito dias em estúdio. Assim, teve que tomar certos cuidados com a voz: gravava no máximo três horas diárias e, ao chegar em casa, falava pouco e baixo para estar pronto para o próximo dia.

"A voz de Hawking era bem comprometida. Narrei o texto com a sobriedade e o didatismo que o físico emprega em seu livro. Ele também apresenta um humor cortante. Hawking era um gênio inquieto, que procurava responder pela razão os inúmeros dilemas da humanidade", explica Dônola. E conclui: "Experiência incrível".

Ganhador de diversos prêmios como jornalista investigativo, Vinicius Dônola está num período sabático desde que deixo a Record, em 2018. Na emissora paulista, permaneceu por 10 anos.

Antes, ele teve passagens pela TV Manchete e Globo, onde era repórter especial do "Jornal Nacional", "Fantástico" e "Globo Repórter".

Neste período sabático, além de "Breves respostas para grandes questões", Vinicius Dônola escreve um livro biográfico sobre seus 30 anos de jornalismo e um documentário.

Confira trecho da narração do jornalista no audiolivro lançado na última semana:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado