Investimento

SBT investe R$ 10 milhões em nova tecnologia para novelas

Além disso, na próxima segunda (29), SBT deve estrear seu jornalismo totalmente em HD


Fernando Pelégio com a nova câmera
Reprodução/Instagram

Para atender a uma demanda do mercado internacional, o SBT investiu R$ 10 milhões na compra de equipamentos de ultra definição, o 4K, para gravar seus produtos de dramaturgia.

Dentre as novas aquisições, foram compradas 10 câmeras Sony PMW F-55, que captam a nova tecnologia que ganha cada vez mais espaço nas TVs mundiais.

As compras já haviam sido noticiadas pelo NaTelinha e foram detalhadas nesta quinta-feira (25) por Fernando Pelégio, diretor de Planejamento Artístico e Criação do SBT, em conversa com a reportagem na feira audiovisual “Rio2C”, no Rio de Janeiro.

A próxima novela infanto-juvenil da emissora, que ainda não foi anunciada,  já será totalmente filmada em ultra definição. Embora a TV aberta no Brasil ainda não transmita com essa tecnologia, novelas e séries gravadas em 4K vêm ganhando cada vez mais espaço nas TVs no mundo e plataformas digitais, como YouTube e Netflix. Além disso, agrega mais valor de mercado.

Com a compra, o SBT se junta à Record e à Globo, que já oferecem seus produtos em feiras de TV filmados em ultra definição. As câmeras Sony PMW F-55 são utilizadas pelas principais produtoras e emissoras do mundo e conseguem dar um acabamento de cinema às gravações.

SBT aposta alto e investe fortuna em nova tecnologia para novelas

Jornalismo em HD

Além da compra desses equipamentos, o SBT, finalmente, passará a ter seu jornalismo todo em alta definição (HD). A previsão é que isso comece na próxima segunda (29).

O novo piso do estúdio-aquário, que fica localizado dentro da redação do canal, já está pronto. Lá, são apresentados o "Primeiro Impacto", "Fofocalizando", "SBT Brasil", "Conexão Repórter" e "SBT Notícias".

Com a novidade, o noticiário de Rachel Sheherazade e Carlos Nascimento ganhará uma nova bancada e novo telão.

Cancelamento de Coprodução

Embora esteja realizando um investimento milionário em sua dramaturgia, o SBT resolveu cancelar qualquer parceira de coprodução no setor em 2019.

“Por conta do que está acontecendo com a Ancine, nós decidimos não produzir nada esse ano. É uma pena para a dramaturgia, para o SBT e para o Brasil. Cada produção dessas gera centenas de empregos. São país de família que não poderão trabalhar", lamentou Fernando Pelégio na “Rio2C”.

O diretor do SBT completou as críticas  afirmando que a Ancine vive um momento de "bagunça" e mandou o recado: "o fomento da cultura é lei e o Governo deveria punir quem comete erros e não simplesmente parar tudo”.

Entre 2016 e 2018, o SBT utilizou verba da Ancine para pelo menos duas coproduções: “A Garota da Moto”, em parceria com a produtora Mixer, e “Z4”, com a Formata e a Disney.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado