SBT

"Fofocalizando" perde tempo após não decolar na audiência; veja comparativo

Silvio Santos promoveu mudanças na grade do SBT a partir desta quarta (20)


Elenco do Fofocalizando olhando o celular
Divulgação/SBT

Sem apresentar crescimento de audiência no primeiro bimestre de 2019 e em terceiro lugar, atrás da Record, o "Fofocalizando" vai perder 15 minutos na programação do SBT a partir desta quarta-feira (20).

Embora a grade disponibilizada no site da emissora sempre tenha informado que o programa vai ao ar das 15h às 16h, a atração de fofocas vinha terminando às 16h15 desde o dia 08 de novembro de 2018.

Antecedendo o "Fofocalizando", a diretoria do canal decidiu encurtar o "Bom Dia & Cia" e escalou para ocupar o espaço a série mexicana "A Rosa dos Milagres", que seguirá com outra exibição às 18h.

A reportagem do NaTelinha apurou que as mudanças propostas por Silvio Santos acontecem por três motivos: uma tentativa de diminuir a migração de público entre um programa infantil e um adulto, algo como um 'esquenta' para o "Fofocalizando"; testar outro horário para as histórias mexicanas; e, dando certo, liberar mais adiante a faixa das 18h para uma nova atração.

O corte dos 15 minutos finais do "Fofocalizando" acontece justamente no período onde conquistava sua pior performance no Ibope, quando começava a descarregar os seus breaks comerciais.

Coincidentemente, ao mesmo tempo que sofre um corte em seu tempo na grade, o "Fofocalizando" oscila para baixo na audiência do primeiro bimestre de 2019, em comparação com seus índices desde que estreou na grade do SBT, há dois anos.

De acordo com números da Kantar Ibope na Grande São Paulo, levantados pelo NaTelinha, entre janeiro e fevereiro de 2017, o "Fofocalizando" marcou 5,9 pontos contra 8,7 da Record.

Em 2018, nos primeiros dois meses, apresentou um crescimento e atingiu 6,1 pontos, empatando na média do período com as novelas da emissora da Barra Funda. Além disso, foi no mês de fevereiro daquele ano que o programa conseguiu pela primeira vez o segundo lugar na preferência dos paulistas: atingiu 6,3 contra 5,9 da Record.

Já neste ano, o "Fofocalizando" começou a exibir queda em sua variação no Ibope. No intervalo mensurado pela reportagem, cravou média de 5,7 de pontos ante 6,3 da concorrente.

Na parcial de março, levando em conta o programa exibido até a última segunda-feira (18), a atração comandada por Leão Lobo, Mamma Bruschetta, Lívia Andrade, Leo Dias e Décio Piccinini atingiu 5,6 pontos na Grande São Paulo, enquanto as novelas da Record tiveram 7,1 e a Globo liderou a faixa com 13.

Desde que foi criado pelo SBT, o "Fofocalizando" ficou em segundo lugar no Ibope apenas em seis meses no total: fevereiro, junho, julho, agosto, setembro e dezembro de 2018. Em todos os outros, a Record manteve a posição no horário exibindo as reprises das suas tramas.

A maior audiência conquistada pelas "quentinhas" do SBT foi em setembro do ano passado, quando marcou 6,7 pontos contra 6,3 do canal de Edir Macedo. Na mesma faixa, a Globo manteve a liderança com 10,4.

Confira a tabela de audiência:

 \"Fofocalizando\" perde tempo após não decolar na audiência; veja comparativo

A grade do SBT a partir desta quarta ficará assim:

14h15 - A Rosa dos Milagres

15h00 - Fofocalizando

16h00 - Casos de Família

17h00 - Teresa

18h00 - A Rosa dos Milagres (Dois episódios)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado