Crise

TV Aparecida reapresenta especial sobre refugiados venezuelanos em Roraima


afronteiradaesperanca-tvaparecida_c0aaa05bd73e18ccfa33e87235967f49a2431efa.jpeg
Divulgação

Devido aos recentes conflitos entre venezuelanos e brasileiros em Roraima, a TV Aparecida decidiu reapresentar o especial "A Fronteira da Esperança", que mostra o drama dos refugiados e a ação humanitária da Igreja Católica. A reportagem vai ao ar nesta quinta-feira (23), no progrma "Arquivo A".

Produzida pela equipe de telejornalismo da Rede Aparecida de Comunicação, o documentário mostra a situação dos venezuelanos que estão sendo obrigados a deixarem seu país e buscarem refúgio em nações vizinhas. Sem nada, eles atravessam a fronteira, que fica na cidade de Pacaraima, no norte de Roraima, na esperança de encontrar uma oportunidade de trabalho para poder mandar dinheiro para a família, que ficou para trás, e uma oportunidade em poder recomeçar.

O especial mostra que ao chegarem ao Brasil, os refugiados se deparam com abrigos lotados, em casas com até 30 pessoas ou acabam ficando nas ruas e praças. Em situação de vulnerabilidade social, a única ponta da esperança está no trabalho da Igreja e da sociedade civil, que fazem o que podem na tentativa de lutar pela dignidade do ser humano.

"Todas as reportagens são únicas, especiais e nos trazem uma rica e grande bagagem de crescimento profissional e ainda mais pessoal. Mas esse 'Desafios da Igreja', na minha percepção, foi muito tocante. Ver pais, mães, filhos, famílias inteiras que tinham suas vidas estruturadas na Venezuela sendo praticamente expulsas do seu país de origem, obrigadas a fugirem da fome e se submeterem a viver em abrigos, sem nenhuma infraestrutura, ou mesmo pelas ruas e praças da capital de Roraima, Boa Vista, é muito forte”, diz Talita Galvão, repórter do documentário.

A reportagem faz parte da série "Desafios da Igreja", que mostra a forma como a Igreja Católica atua em temáticas relacionadas aos direitos humanos e à preservação da dignidade das pessoas.

"Arquivo A - A Fronteira da Esperança" vai ao ar às 21h30, na TV Aparecida.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado