Bomba

Extraterrestres existem? Nasa encontra evidências de vida em outro planeta

Agência, no entanto, tem tratado o tema com cuidado

Extraterrestres em foto
Nasa descobriu extraterrestres? - Foto: Reprodução/Internet

Pesquisadores da Nasa descobriram que extraterrestres podem existir. Estudos detectaram uma molécula chamada sulfeto de dimetila (DMS) na atmosfera de um planeta distante, o K2-18 b. Na Terra, o DMS é produzido apenas por organismos vivos, o que levou os cientistas a acreditar que a detecção poderia ser um sinal de vida extraterrestre.

No entanto, os pesquisadores são cautelosos e dizem que mais dados são necessários para confirmar a presença do DMS. A detecção foi feita pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA, que é capaz de analisar a luz que passa pela atmosfera do planeta.

O DMS é uma molécula orgânica que é produzida por fitoplâncton marinho na Terra. É um gás inflamável com um odor forte e desagradável. A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e da Universidade de Toronto, no Canadá. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Filho de Faustão vai a Brasília para tentar mudar legislação de doação de órgãos

Mulheres Apaixonadas: Téo escapa da morte e tem final feliz com novo amor

Mais dados são necessários

O professor Nikku Madhusudhan, da Universidade de Cambridge, que liderou a pesquisa, disse à BBC News que a detecção do DMS é "provisória" e que mais dados são necessários para confirmar a sua presença.

"Se for confirmado, seria uma grande descoberta e sinto a responsabilidade de acertar se estamos fazendo uma afirmação tão grande", disse ele.

Os pesquisadores esperam obter mais dados sobre o K2-18 b no próximo ano, quando o telescópio James Webb concluir sua missão primária.

Otimismo

Apesar da cautela dos pesquisadores, a descoberta foi recebida com entusiasmo por outros cientistas. Robert Massey, vice-diretor da Royal Astronomical Society de Londres, disse que a descoberta é "um passo importante em nossa busca por vida extraterrestre".

"Estamos caminhando lentamente em direção ao ponto em que seremos capazes de responder à grande questão de saber se estamos sozinhos no Universo ou não", disse ele.

Telescópio James Webb

O Telescópio Espacial James Webb é o maior e mais poderoso telescópio espacial já construído. Ele foi lançado em dezembro de 2021 e está atualmente em órbita ao redor do Sol.

O telescópio é capaz de observar objetos no espaço profundo com uma resolução e sensibilidade sem precedentes. Isso o torna uma ferramenta ideal para a busca de vida extraterrestre.

Outras descobertas

A descoberta do DMS não é a primeira vez que os cientistas encontraram possíveis evidências de vida em planetas distantes. Em 2020, pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, afirmaram ter encontrado fosfina, uma molécula que pode ser produzida por organismos vivos, nas nuvens de Vênus.

No entanto, essa afirmação foi contestada por outros cientistas, que sugeriram que a fosfina poderia ser produzida por processos não biológicos.

Apesar das incertezas, a descoberta do DMS é um passo importante na busca de vida extraterrestre. Ela mostra que os telescópios modernos são capazes de detectar moléculas que podem ser produzidas por organismos vivos em planetas distantes.