É agora

Governo muda tudo e essa é sua chance de passar num concurso público

Governo Federal irá realizar Concurso Unificado


Gabarito de um concurso
Concurso Unificado é a nova chance do brasileiro - Foto: Reprodução/Internet

O governo federal anunciou que o concurso unificado para preencher 8 mil vagas no serviço público federal será realizado em março de 2024. A data inicialmente prevista era 25 de fevereiro, mas foi adiada para dar mais tempo aos candidatos para se prepararem.

A proposta de realizar um concurso unificado foi apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e tem como objetivo agilizar a contratação de servidores e reduzir os custos.

Terra e Paixão: Irene tenta matar Agatha após vê-la com Antônio

Filha de Juliano Cazarré está na UTI após apresentar dificuldade para respirar

O concurso será dividido em dois momentos: uma prova objetiva, com matriz comum a todos os candidatos, e provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos. As provas serão realizadas em quase 180 cidades do país, incluindo todas as 27 capitais.

A taxa de inscrição deverá ficar em torno de R$ 100 e haverá isenção para beneficiários do Bolsa Família e para a população de baixa renda. O concurso unificado também irá seguir a legislação atual no que se refere às cotas raciais (20% de reserva a negros) e poderá ter uma reserva para pessoas com deficiência.

O que esperar do concurso unificado?

O concurso unificado é uma iniciativa inédita no Brasil e tem o potencial de revolucionar o processo de contratação de servidores públicos.

A principal vantagem do concurso unificado é a redução de custos para os órgãos públicos. Ao realizar um único concurso, os órgãos podem economizar com a contratação de bancas organizadoras, a divulgação de editais e a realização de provas.

Outra vantagem do concurso unificado é a simplificação do processo para os candidatos. Ao invés de se inscreverem em vários concursos diferentes, os candidatos podem concorrer a todas as vagas que estiverem disponíveis em um mesmo bloco temático.

No entanto, também há alguns desafios a serem superados. Um deles é a necessidade de garantir a qualidade do concurso. Para isso, é importante que a banca organizadora seja qualificada e que as provas sejam elaboradas com rigor técnico.

Outro desafio é a necessidade de garantir a transparência do concurso. Os órgãos públicos devem divulgar todas as informações relevantes sobre o processo de seleção, como os critérios de avaliação e os critérios de desempate.

O concurso unificado é uma iniciativa promissora que tem o potencial de melhorar o processo de contratação de servidores públicos no Brasil. No entanto, é importante que os órgãos públicos e os candidatos estejam cientes dos desafios a serem superados para que o concurso seja um sucesso.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado