Surpreendente

Legalização da maconha pode aumentar acidentes de trânsito, indica pesquisa

Dados mostram que casos de acidentes graves aumentaram no Canadá


Maconha em foto
Maconha legalizada pode aumentar acidentes - Foto: Reprodução/Internet

Um novo estudo do Hospital de Ottawa, do Instituto de Pesquisa Bruyère e do ICES, publicado nesta quarta-feira (06) na revista científica JAMA Network Open, mostra que as taxas anuais de acidentes de trânsito graves associados ao uso de maconha aumentaram 475% ao longo de 11 anos no Canadá.

O estudo analisou dados de mais de 7,5 milhões de visitas ao pronto-socorro por lesões no trânsito no Canadá entre 2009 e 2021. Os resultados mostraram que, em 2021, o uso de maconha foi detectado em 1,9% das visitas ao pronto-socorro por lesões no trânsito, em comparação com 0,3% em 2009.

Globo exibe, com cortes, violência contra mulheres em reprises à tarde

Kayky Brito tem estado de saúde atualizado em novo boletim médico

Embora o número bruto de acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool seja significativamente maior que aqueles relacionados ao uso de maconha, os pesquisadores destacam que a tendência é preocupante.

“Nossas descobertas destacam um aumento preocupante no envolvimento da cannabis em visitas de emergência causadas por acidentes de trânsito ao longo do tempo, com picos ainda mais acentuados após as fases de legalização e comercialização”, diz o autor principal Daniel Myran. “O envolvimento do álcool nas visitas ao pronto-socorro por lesões no trânsito não aumentou durante o período do estudo, o que sugere que a legalização desempenhou um papel importante no aumento das taxas”.

O uso recreativo de maconha foi legalizado no Canadá em 2018. Logo após a legalização, houve aumento de 94% nos acidentes graves de trânsito. À medida que a comercialização aumentou e a maconha estava mais amplamente disponível, as visitas ao pronto-socorro aumentaram 233% em comparação com o período anterior à legalização da erva recreativa.

Maconha pode afetar o trânsito?

Os resultados do estudo também mostraram que os acidentes de carro envolvendo motoristas chapados devido ao uso de maconha foram graves. Quase 90% das vítimas desses acidentes chegaram ao hospital de ambulância. Quando não havia álcool ou cannabis envolvidos, o número de pessoas que necessitaram de ambulância caiu para 40%. Além disso, quase 50% dos usuários de maconha em acidentes de carro necessitaram de internação hospitalar, em comparação com pouco mais de 6% daqueles que não usaram.

As internações em terapia intensiva também foram maiores, com quase 22% dos acidentes envolvendo pessoas que dirigiam drogadas necessitaram de cuidados intensivos, em comparação com pouco menos de 2% dos acidentes sem envolvimento de álcool ou cannabis.

Os autores do estudo alertam que é demasiado cedo para compreender o impacto da legalização da cannabis na segurança rodoviária, especialmente devido ao enorme declínio na condução e na mobilidade durante a pandemia, que coincidiu com grande parte do período de legalização.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado