Pânico no fundo do mar

Em mergulho anterior, submarino Titan perdeu o controle e deixou passageiros em pânico

Submersível começou a girar após um ex-piloto perder o controle da embarcação


Reprodução
Imagens do documentário do submarino Titan produzido pela BBC

Um ex-piloto do submersível Titan perdeu o controle da embarcação durante um mergulho anterior, o que provocou que o submarino começasse a girar em círculos enquanto os passageiros, em pânico, ficaram presos a bordo por horas.

Imagens registradas dentro do Titan mostram a embarcação girando fora de controle enquanto o piloto Scott Griffith anunciava: "Temos um problema". Neste momento, a embarcação mergulhava a 3810 metros de profundidade com cinco pessoas a bordo.

No momento do descontrole, a tripulação estava a 300 metros dos destroços do Titanic, revelou um trecho do documentário da BBC de 2022.

“Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo”, diz Griffith, de acordo com o o portal The Mirror. O documentário da BBC não está disponível para exibição nos Estados Unidos.

Com dívida bilionária, Pão de Açúcar pode mudar de dono

Terra e Paixão: Antônio surta ao descobrir que não é o pai de Daniel

Dedé Santana revela por que não considera Renato Aragão amigo

“Eu estava pensando não vamos conseguir”, disse a passageira Reneta Rojas à BBC no documentário. “Estamos literalmente a 300 metros do Titanic e, embora já estejamos no campo de destroços, não podemos ir a lugar nenhum a não ser andar em círculos.”, completou.

O controle de videogame que comandava o movimento da embarcação precisou ser reprogramado para poder retornar a superfície.

Cinegrafista do documentário do Titan relata riscos do mergulho

O cinegrafista do documentário, Jaden Pan, deu detalhes sobre os perigos do mergulho, incluindo a forma como os passageiros foram trancados lá dentro.

“A cúpula se fecha lentamente na minha frente. Eu tenho esse momento de 'este é o ponto sem volta'. Eu não sou claustrofóbico de forma alguma, mas naquele momento eu pensei que se houvesse algum motivo para surtar, agora seria o momento para surtar”, disse Pan.

Quando a equipe do documentário de 2022 emergiu da água, Stockton Rush, o CEO da OceanGate – empresa responsável pelo Titan, que implodiu no mês passado, matando ele e mais quatro passageiros a bordo - descartou as preocupações da equipe sobre o mau funcionamento do propulso: “quase todo submarino de águas profundas faz barulho em algum momento”, justificou.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado