Atitude

Disney+ coloca alerta de cenas preconceituosas em produções clássicas da empresa

Plataforma de streaming tem explicado que há obras seguindo os padrões da época


Logotipo Disney +
Logotipo Disney + - Foto: Divulgação

Recém chegada no mercado, a Disney+ surpreendeu seus clientes e colocou anúncios sobre o teor preconceituoso de algumas produções clássicas transmitidas pelo conglomerado norte-americano. A plataforma de streaming estreou em três países na semana passada.

A Dama e o Vagabundo e Dumbo são alguns exemplos de animações que ganharam a mensagem de alerta. “Este programa é apresentado como criado originalmente. Ele pode conter representações culturais desatualizadas”.

Isso significa que determinadas falas ou caracterizações de personagens eram consideradas normais em determinado período, mas atualmente são inaceitáveis para sociedade.

Em Dumbo, por exemplo, há um personagem chamado Jim, que lidera um grupo de corvos. Essa figura fez muito sucesso no século XIX por realizar piadas de cunho racista.

Em A Dama e o Vagabundo há uma canção feitas por gatos considerada um problema para a cultura da Ásia.

Disney+ coloca alerta de cenas preconceituosas em produções clássicas da empresa

Disney+ não colocou todas as suas produções

O New York Times, recentemente, realizou uma reportagem com produções que provavelmente ficarão de fora do streaming Disney+. Song of the South, musical produzido em 1946, trouxe uma representação favorável a um relacionamento chamado de idílico entre escravo e mestre.

Outra produção que não entrou no catálogo foi o programa The Devil and Max Devlin, sucesso em 1981, que teve como grande estrela Bill Cosby. O humorista acabou sendo preso por ter cometido agressão sexual.

Disney+

No catálogo, são quase 500 filmes e mais de 7500 episódios de TV da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, dentre outros conteúdos de entretenimento.

O lançamento do Disney+ se torna, segundo a empresa, o lar exclusivo de algumas das histórias mais queridas do mundo, tendo uma base sólida de conteúdos originais.

O Disney+ já incluiu em seu catálogo filmes como A Bela e a Fera, Pinóquio, O Rei Leão, Bambi, A Dama e o Vagabundo, Peter Pan, A Pequena Sereia, Cinderela, Vingadores: Ultimato, Vingadores e os seis filmes clássicos da saga Star Wars entre 1977 e 1999,além do Despertar da Força e Rogue One.

No Brasil, o serviço chega somente no final de 2020.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado