Operação Lava Jato

Netflix agenda segunda temporada de “O Mecanismo” para maio

Série fez muito frisson na primeira temporada


Selton Mello em cena de O Mecanismo
"O Mecanismo" fez muito barulho na primeira temporada. A segunda volta em maio. Foto: Reprodução/Netflix

A segunda temporada de “O Mecanismo” já tem previsão de estreia na Netflix. A série volta ao ar no mês de maio, mas a gigante do streaming ainda não confirmou a data do retorno.

Lançada em 2017, a primeira leva da trama inspirada na Operação Lava Jato atingiu a maior repercussão entre todas as séries produzidas pela empresa e gerou controversa. Com produção executiva de José Padilha, "O Mecanismo" foi acusada de manipular informações e colocar frases na boca de políticos tradicionais do Brasil.

O PT chegou a ameaçar processar o diretor José Padilha por conta de um momento específico da primeira temporada. É que o personagem João Higino, livremente inspirado no ex-presidente Lula, falou em um episódio a célebre frase: “tem que estancar a sangria”.

A frase, na verdade, foi dita por Romero Jucá, do PMDB, em gravação flagrada pela Polícia Federal durante uma das fases da Operação Lava Jato e isso levou o PT a acusar a série de tentar manipular a população contra o ex-presidente Lula. À época, a Netflix respondeu que a série era livremente inspirada em fatos reais, mas tratava-se de uma obra de ficção.

Vários petistas e partidários da esquerda no Brasil acabaram boicotando a Netflix por causa de “O Mecanismo”. Grupos políticos organizaram uma campanha de cancelamento em massa do streaming como forma de protesto contra a suposta manipulação da série.

Sobre isso, José Padilha tratou o tema com desdém. Em entrevista, questionado se o boicote o preocupava, o diretor sorriu e apenas disse: “Quem cancelar vai perder a nova temporada de ‘Narcos’”, referindo-se a outra série da Netflix que ele também produz.

“O Mecanismo” conta com Selton Mello como protagonista e apresenta personagens que estão na crista da onda, como o juiz Sérgio Moro, que foi tratado como um dos heróis na primeira temporada. Padilha, árduo defensor do juiz na ocasião, publicou artigo no jornal Folha de S.Paulo na última semana, assumindo que errou ao apoiar Moro.

Por conta das mudanças de rumo da política brasileira desde a primeira temporada e também por conta da evolução da Operação Lava Jato, existe alta expectativa tanto de políticos quanto de fãs em geral para a segunda temporada de “O Mecanismo”.

O primeiro ano da série terminou com a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Já a segunda irá acompanhar os acontecimentos que levaram ao impeachment e à prisão de Lula, além da detenção de todos os figurões do PMDB carioca.

A Netflix não informou ainda se haverá terceira temporada de “O Mecanismo”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado