Fez a Germana

Por onde anda Vivianne Pasmanter, 5 anos após Novo Mundo

A trama de época foi a última da qual ela participou do início ao fim


Vivianne Pasmanter na foto mais recente de seu Instagram e como Germana
Vivianne Pasmanter na foto mais recente de seu Instagram e como Germana - Reprodução/Divulgação TV Globo

Neste domingo (25), faz cinco anos que o último capítulo de Novo Mundo (2017) foi ao ar. A novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson foi o último folhetim que teve Vivianne Pasmanter em seu elenco fixo, na pele de Germana, dona da Taberna dos Portos junto com o marido, Licurgo (Guilherme Piva). Em 2021, ela voltou às telinhas para interpretar a versão mais velha da mesma personagem em Nos Tempos do Imperador, em que fez uma participação especial e ficou por cerca de 30 capítulos.

Longe das novelas desde então, a atriz não costuma ser muito ativa nas redes sociais e, neste ano, fez apenas duas publicações no feed de seu perfil no Instagram, que conta com mais de 550 mil seguidores. Nos Stories, ela costuma compartilhar vídeos fofos de seus gatos de estimação e dicas de peças teatrais que assiste e curte.

Desde que Novo Mundo acabou, ela também não fez filmes nem participou de projetos para o streaming. No teatro, porém, ficou em cartaz com a peça Amor Profano entre 2018 e 2019. No espetáculo, ela viveu Hannah e contracenou com Marcello Airoldi, intérprete de Zvi, homem criado em uma comunidade judaica ultraortodoxa que abandona a religião e a esposa para conhecer o mundo. Vinte anos após a separação, ele retorna para tentar reencontrar a mulher. A peça chegou a ser apresentada em Jerusálém, Israel, em dezembro de 2019.

Em 2018, a atriz deixou o Rio de Janeiro e voltou a morar em São Paulo, sua cidade natal, por medo da violência. "Não que a violência aqui esteja muito menor. Mas como você consegue deixar seu filho adolescente sair neste mundo em que tudo pode acontecer? Passar em um simples túnel pode ser extremamente perigoso", lamentou, em uma entrevista por teleconferência realizada em 2020, época da pandemia da Covid-19, quando Totalmente Demais (2015-2016) foi reprisada.

No ano passado, quando Nos Tempos do Imperador estava prestes a estrear, Pasmanter participou do Novela das 9, podcast do Gshow, e celebrou os 30 anos de carreira. "Todo personagem é um mundo novo que se abre. O ator não passa impune por um personagem. O público sempre recebeu meus papéis muito bem. Ainda não tive um personagem rejeitado. Então, acho que o balanço da minha carreira é esse: estou super satisfeita com o que foi feito, não tem nada que eu anseie não ter feito, não tenho ansiedade em relação a isso… E esperando ver o que vai reservar o futuro. Tudo pode", comemorou.

Aos 51 anos, ela tem dois filhos, Eduardo e Lara, nascidos em 2002 e 2005, respectivamente, frutos do casamento da atriz com o empresário Gilberto Zaborowsky, de quem se separou em 2008. O último relacionamento que Vivianne assumiu publicamente foi com o artista visual Fábio Benetti, em 2018. Apesar das décadas no meio artístico, a famosa sempre foi discreta em relação à vida pessoal e deixa claro que prefere não expor a família.

Vivianne Pasmanter ficou irreconhecível para viver Germana

Germana em Novo Mundo e Nos Tempos do Imperador
Germana em Novo Mundo e Nos Tempos do Imperador - Raquel Cunha e Paulo Belote/TV Globo

Boa parte dos telespectadores de Novo Mundo (2017) se surpreendeu ao descobrir que era Vivianne Pasmanter a intérprete de Germana. Isso porque a atriz, que sempre chamou atenção pela beleza e elegância, ficou irreconhecível para viver a fofoqueira da Estalagem dos Portos. Em matéria para o extinto Vídeo Show (1983-2019), ela mostrou seu processo de caracterização e chegou a brincar que "quanto pior, melhor. Quanto mais feia, melhor".

A atriz usava uma base corporal mais escura que seu tom de pele que era passada de qualquer jeito para dar a impressão de que ela estava "manchada", além de uma lente de contato. Nos dentes, o efeito preto foi obtido com a ajuda de uma camada de verniz e um pouco de sombra. Nem as sobrancelhas escaparam, já que uma máscara transparente fazia com que elas não ficassem no lugar. Vivi também ganhou uma cruz nas costas, que simulava uma cicatriz.

Já para Nos Tempos do Imperador, Germana ganhou um visual envelhecido porque já estaria com 100 anos. Além de uma verdadeira "massa corrida", Pasmanter utilizava próteses no queixo, no nariz e na boca, além de marcas da idade que eram feitas com pintura. Além da aparência, a mulher de Licurgo também chamava a atenção pelo jeito "ogra" de ser, chegando a pôr vários pedaços de frango na boca de um cliente em uma cena e correr atrás de pombos que eram servidos em seu restaurante.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado