Mistério

Cramulhão? Entenda o que é o "diabinho" de José Inocêncio em Renascer

Amuleto do protagonista terá mais importância na segunda fase da novela


Humberto Carrão como José Inocêncio em cena da novela Renascer, em exibição na Globo
Em Renascer, José Inocêncio (Humberto Carrão) acende uma vela para Deus e outra para o diabo - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 02/02/2024 às 12:15,
atualizado em 02/02/2024 às 12:39

Em Renascer, José Inocêncio (interpretado por Humberto Carrão na primeira fase e por Marcos Palmeira no restante da novela) acende uma vela para Deus e outra para o diabo. O protagonista garante ter o corpo fechado e mantém, preso em uma garrafa, um “cramulhão”, espécie de amuleto em sua jornada. Mais adiante, a entidade ganhará mais importância na história.

“Cramulhão”, termo usado por alguns personagens da novela, nada mais é do que um sinônimo de “demônio” ou “diabo”.

+ Renascer não é cinema; é novela, e por isso é tão boa

A trama não explica ao certo qual a origem do diabinho preso na garrafa, mas a figura acompanha o herói desde o início da história. No capítulo desta quinta-feira (1º), uma cena em que José Inocêncio conversa com o “coisa-ruim” confirmou a lenda de que o tinhoso faz xixi em cima das plantações de cacau do coronelzinho, garantindo a boa colheita.

José Inocêncio engana Tião Galinha com diabinho na garrafa

Cramulhão? Entenda o que é o \"diabinho\" de José Inocêncio em Renascer

A crença de José Inocêncio corre de boca em boca e, na segunda fase da trama, vai despertar a cobiça de um novo personagem. O humilde catador de caranguejos Tião Galinha (Irandhir Santos) fica sabendo da história e se interessa em também fazer um pacto com o mal, a fim de prosperar na vida.

A ingenuidade e a ignorância de Tião Galinha fazem com que ele acredite que o sucesso alcançado pelo coronel se deve ao diabo criado dentro de uma garrafa. O trabalhador fica obcecado por essa ideia, para desespero de sua mulher, Joaninha (Alice Carvalho).

+ Atores de Renascer revelam repercussão de estreia em novela: "Parecia Roberto Carlos"

Destino de novelas inéditas de Gilberto Braga é uma incógnita, diz biógrafo

Crédulo, ele recebe o apelido de Tião Galinha por andar com uma galinha embaixo dos braços pra cima e pra baixo na intenção de proteger aquela que irá chocar o ovo que lhe dará um diabinho igual ao do coronel. Mais adiante, o marido de Joaninha concorda até em dar a vida de um dos filhos em sacrifício, em troca de ver o restante da família longe da miséria.

Se seguir à risca o roteiro da história original – a novela é remake da trama exibida em 1993 –, Tião Galinha não consegue prosperar na vida e ainda acaba preso injustamente. Humilhado e agredido na cadeia, ele se cansa de tanto sofrimento e comete suicídio na cela, enforcando-se.

Como era o “cramulhão” de Renascer em 1993?

Cramulhão? Entenda o que é o \"diabinho\" de José Inocêncio em Renascer

O “cramulhão” não tem aparecido de frente nas cenas da trama, ao contrário da versão original da história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada agora por Bruno Luperi. Veja um trecho da novela de 1993:

Assista à abertura de Renascer:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Renascer. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado