Em 1993

Novela da Globo com demônio e exorcista rendeu trauma para autor: "Nunca mais"

Olho no Olho, de Antônio Calmon, estreou há exatos 30 anos


Tony Ramos em Olho no Olho
Tony Ramos deu vida ao Padre Guido, um exorcista na novela Olho no Olho, exibida entre 1993 e 1994 - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 06/09/2023 às 14:15,
atualizado em 06/09/2023 às 16:21

Há exatos 30 anos, em 6 de setembro de 1993, estreou na Globo a novela Olho no Olho. A trama das 19h surgiu após uma encomenda feita às pressas pelo então diretor da emissora, Boni, ao autor Antônio Calmon, que vinha do maior sucesso com o público infantojuvenil em Vamp (1991).

No livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, lançado pelo projeto Memória Globo em 2008, Antônio Calmon relembrou a reunião que teve com Boni na época. “Eu queria que você bolasse outra novela, para o Tony Ramos, em uma semana. Alguma ideia?", teria dito o todo-poderoso da Globo.

+ Aguinaldo Silva pode voltar a escrever novelas na Globo, diz colunista

+ Ex-ator mirim expõe dinheiro que recebe da Globo por reprises de novela

“Não sei por que razão, falei: ‘Ele é um padre exorcista, que mexe com assuntos paranormais’”, contou Calmon. Na trama, o protagonista luta contra uma organização criminosa liderada por César Zapata (Reginaldo Faria), associada a um grupo de jovens com superpoderes.

“Olho no Olho é a minha novela de que menos gosto, porque existia a figura do demônio na história. Houve uma certa rejeição por parte do público. Além disso, minha vida particular ficou terrível na época. Nunca mais quero mexer com essas coisas negativas.”

Antônio Calmon

O autor, que já havia feito Vamp, dois anos antes, voltaria à temática em O Beijo do Vampiro (2002). “Eu evito. O máximo a que me permito, agora, é falar de vampiro. Mas vampiro tem charme e um ar aristocrata. E pode ter humor. Figura satânica, nunca mais”, cravou na mesma entrevista.

Último capítulo de novela da Globo parou o país há 25 anos e virou meme

Novela da Globo chocou com aborto clandestino, crack e pedofilia

Em Olho no Olho, também tinha destaque o triângulo amoroso jovem formado pelo vilão Fred (Nico Puig) e os apaixonados Cacau (Patrícia de Sabrit) e Alef (Felipe Folgosi). Dirigida por Ricardo Waddington, a trama também tinha Natália do Vale, Maria Zilda, Mário Gomes e outros nomes no elenco.

Assista à abertura da novela Olho no Olho, exibida entre 1993 e 1994

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado