Exibida em 2005

Globoplay muda protocolo e faz novo aviso ao resgatar novela polêmica de Miguel Falabella

Alerta diz que A Lua me Disse "pode conter representações negativas e estereótipos" de sua época


Zezeh Barbosa e Mary Sheyla na novela A Lua me Disse, exibida na Globo em 2005
As irmãs Latoya (Zezeh Barbosa) e Whitney (Mary Sheyla) causaram polêmica na novela A Lua me Disse - Foto: Divulgação/Globo

O Globoplay mudou seu protocolo para resgatar a novela A Lua me Disse (2005), de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Disponíveis na plataforma a partir desta segunda-feira (31), os capítulos trazem um novo aviso sobre o conteúdo presente na trama, marcada pela acusação de racismo feita por grupos sociais na época da exibição original.

O aviso que abre todos os capítulos de A Lua me Disse no Globoplay informa: “Essa obra pode conter representações negativas e estereótipos da época em que foi realizada. A obra é exibida na íntegra porque acreditamos que essas cenas podem contribuir para o debate sobre um futuro mais diverso e inclusivo”.

Para o resgate de antigas novelas e séries da Globo, a plataforma de streaming da emissora inclui, desde 2021, um alerta mais conciso: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”. O mesmo anúncio também foi adotado pelo canal Viva, que também exibe produções do acervo da Globo, desde a reprise de Da Cor do Pecado (2004), reapresentada no canal a cabo entre abril e novembro de 2021.

Jackson Antunes é confirmado no remake de Renascer; saiba qual será o papel

Ana Maria Braga vê cena de Cauã Reymond de cueca e fica sem palavras: "Passando mal"

Em A Lua me Disse, causaram polêmica as irmãs Latoya (Zezeh Barbosa) e Whitney (Mary Sheyla), que na verdade se chamavam Anastácia e Jurema. Elas tentavam negar traços de sua negritude. Além de alisar e clarear cabelos, elas chegavam a usar pregadores de roupa no nariz a fim de afiná-los, em uma das sequências de maior repercussão.

Por outro lado, foi feito um paralelo com outra irmã, Violeta (Isabel Fillardis), uma administradora de empresas bem-sucedida que tinha orgulho de sua raça. Os autores se defenderam das acusações na época.

Na novela, havia também a Índia (Bumba), idosa indígena alvo de humilhações no trabalho como empregada doméstica. À época, o Ministério Público recomendou que não fossem transmitidas cenas que expusessem a personagem a situações constrangedoras ou degradantes.

imagem-texto

Nunca reprisada, A Lua me Disse é centrada na história de Heloísa (Adriana Esteves), vítima do ódio da ex-sogra Ester (Zezé Polessa), que culpa a moça pela morte de seu filho. O coração da protagonista fica dividido entre o ex-cunhado Gustavo (Wagner Moura) e o misterioso Tadeu (Marcos Pasquim). Tramas paralelas dão o tom de humor à novela.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado