119 capítulos viraram 251

Fracasso histórico no Brasil, novela foi esticada por um ano em Portugal

Além de Um Lugar ao Sol, Pantanal estreou em maio de 2022 e ainda não acabou


Alinne Moraes e Cauã Reymond em Um Lugar ao Sol
Um Lugar ao Sol ficou no ar em Portugal, pela emissora SIC, entre 25 de julho de 2022 e 8 de julho de 2023 - Foto: Reprodução/Globo

Fracasso de audiência no Brasil, Um Lugar ao Sol foi considerada um sucesso em Portugal. A novela da Globo foi esticada por quase um ano na exibição feita pela emissora portuguesa SIC. A trama, que originalmente teve 119 capítulos, terminou na terrinha com 251 na semana passada.

Para esticar as novelas ao máximo, a SIC exibe capítulos mais curtos. Enquanto os originais passam de 50 minutos, a edição portuguesa costuma ter pouco mais de 20. As novelas brasileiras são velhas conhecidas do público lusitano e costumam render boa audiência por lá, por isso a decisão em mantê-las por mais tempo no ar.

O caso mais assombroso é o de Pantanal. A história rural, contada aqui em 167 capítulos, começou a passar em Portugal em 2 de maio de 2022, menos de dois meses após entrar no ar no Brasil, em 28 de março. Por lá, já ultrapassou a marca de 300 episódios e segue sendo exibida, sem previsão de término.

Como fim de novela na Globo mexeu até com poeta Carlos Drummond de Andrade

O último capítulo de Um Lugar ao Sol, exibido após as 23h no último sábado (8), fez cerca de 417 mil espectadores sintonizarem na SIC, que ficou em segundo lugar no ranking da TV. O início do capítulo chegou a ter 586 mil pessoas ligadas.

No Brasil, a história foi bem diferente. Bastante conturbada por ter sido produzida e exibida no auge da pandemia da Covid-19, entre 2021 e 2022, a história com Cauã Reymond e Alinne Moraes foi a novela de menor audiência das 21h da Globo na Grande São Paulo: média de 22 pontos. Pantanal, na sequência, deu 30.

Pantanal
Pantanal "furou fila", mas precisou de ajuda para ter audiência em Portugal - Foto: Reprodução/Globo

No ano passado, aliás, Um Lugar ao Sol teve sua exibição adiada em Portugal justamente para dar lugar a Pantanal. Esta segunda “furou a fila” diante da repercussão que alcançou no Brasil. Curiosamente, a primeira acabou sendo escalada depois para ajudar a impulsionar o folhetim interiorano, que não foi bem de audiência no início.

Novela sucessora de Mulheres de Areia nunca foi reprisada na Globo

Os problemas foram contornados, e a saga de José Leôncio (Marcos Palmeira) e Juma Marruá (Alanis Guillen) também já conquistou os portugueses. Com frequência, o remake assinado por Bruno Luperi – baseado no texto do avô, Benedito Ruy Barbosa – garante à SIC o primeiro lugar de audiência no horário.

Atualmente, além de Pantanal, que vai ao ar à noite, a emissora portuguesa também reprisa outros sucessos brasileiros, também exportadas pela Globo: Cheias de Charme (2012) e Flor do Caribe (2013). Na grade noturna, o canal ainda mostra produções próprias: Sangue Oculto, Flor sem Tempo e Terra Brava.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado