Sem sucesso

Há 20 anos, autor de Pantanal encerrou sua novela mais problemática e reclamou no SBT

"Emocionado e nervoso", Benedito Ruy Barbosa fez desabafo sobre Esperança em participação no Troféu Imprensa meses após o último capítulo


Benedito Ruy Barbosa falou de Esperança em participação no Troféu Imprensa de 2003
Benedito Ruy Barbosa se emocionou ao falar sobre problemas de Esperança em participação no Troféu Imprensa de 2003 - Fotos: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 15/02/2023 às 05:35,
atualizado em 15/02/2023 às 09:43

Autor de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa encerrava Esperança, sua novela mais problemática, há exatos 20 anos. Em 15 de fevereiro de 2023, foi ao ar na Globo o último capítulo da trama, marcada pela baixa audiência e por problemas pessoais do autor. Meses depois, o novelista foi ao SBT para receber um Troféu Imprensa referente a Terra Nostra (1999), seu trabalho anterior, e fez um desabafo emocionado.

No Troféu Imprensa de 2003, Silvio Santos chamou Benedito Ruy Barbosa ao palco logo após Esperança concorrer na categoria de melhor novela. A trama perdeu por 8 votos a 3 para O Beijo do Vampiro e foi alvo de várias críticas dos jornalistas presentes. Na sequência, o Homem do Baú provocou: “Agora ele vem até aqui para falar um pouco, creio eu, porque ele não costuma ficar calado”.

Dito e feito: logo que entrou no palco, Benedito, claramente “emocionado e nervoso”, como ele mesmo admitiu, rebateu algumas das afirmações dos jornalistas. “Quero esclarecer uma coisa errada que a imprensa tem publicado: a Globo não me afastou da novela. De forma alguma! Eu tive que me afastar, e estou muito nervoso falando sobre isso”, iniciou.

“Tive um problema particular de saúde e problemas de saúde dentro da minha família. Não tinha condições psicológicas de continuar lidando com tantos personagens quando os meus personagens [da vida real] estavam comprometidos.”

Benedito Ruy Barbosa

Há 20 anos, autor de Pantanal encerrou sua novela mais problemática e reclamou no SBT

Na época, o autor precisou se ausentar e foi substituído por Walcyr Carrasco. “A Globo deixou a meu critério o que fazer. Eu poderia continuar com 5 ou 6 capítulos de frente, em uma luta terrível para escrever 35 páginas por dia, ou podia também cuidar dos meus problemas e deixar que alguém pegasse a minha história e continuasse.”

“Entreguei a novela com o coração partido, e foi feito o que podia ser feito. Quanto à audiência, há um erro de análise terrível da imprensa, que não considerou que eu estreei na Copa do Mundo. Enfrentei também o Horário Político, essa maldição da nossa televisão”, disparou Benedito, que também reclamou das comparações com suas outras novelas:

“Estão acostumados a ver o Benedito dar 60 [pontos no Ibope], e me cobraram esses 60 num momento que era impossível dar esses 60.”

Benedito Ruy Barbosa

Esperança nasceu na intenção de pegar carona no sucesso de Terra Nostra, novela anterior do escritor. Não deu certo. Apesar das semelhanças, a história protagonizada por Reynaldo Gianecchini, Ana Paula Arósio e Priscila Fantin chegou ao fim com uma média de 38 pontos no Ibope – a menor das 21h até então.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado