Exclusivo

Theo em Travessia, ator entrega que também tem paixão pelos games: "Ficam no meu pé"

O personagem de Ricardo Silva é dependente digital na novela das nove


Ricardo Silva no quarto do Theo, com expressão assustada
Theo (Ricardo Silva) troca qualquer momento em família para jogar no computador - Fábio Rocha/TV Globo

Em Travessia, Ricardo Silva vive Theo, um adolescente viciado em games, problema que passou a ser considerado doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2022. Dependente digital, o menino chegou a entrar em abstinência quando sua família decidiu levá-lo para passar alguns dias em contato com a natureza e longe do computador. Em entrevista ao NaTelinha, o ator revela que, assim como seu personagem, também gosta de jogos virtuais, mas pondera que "ficam no seu pé" para que ele não ultrapasse os limites saudáveis.

"Um dos meus hobbies favoritos é ficar nos games, assim como o Theo. A diferença é que meus pais sempre ficaram no meu pé em relação a passar muito tempo jogando", revela ele, que tem 14 anos e desde pequeno perguntava à mãe como poderia fazer para "entrar na televisão". Antes de dar vida ao filho de Laís (Indira Nascimento) e Monteiro (Aílton Graça), o menino já havia integrado o elenco de O Rico e o Lázaro (2017), na Record, e da série Impuros, da Fox Premium.

Quando apresentou as tramas de Travessia, Glória Perez descreveu Theo como "um dependente digital que passa horas a fio na frente do computador, a ponto de se isolar dos amigos e passar dias insones e sem banho. Esse comportamento vai abalar a rotina até então harmônica da família". A intenção da autora era deixar um alerta para que os pais prestassem mais atenção ao que os filhos fazem na frente do computador, o que é importante na visão de Ricardo.

"Muitas pessoas me mandam mensagem falando que têm um sobrinho ou, até mesmo, um filho parecido com o Theo", destaca ele, que afirma não ter se inspirado especificamente em ninguém para construir o personagem. Segundo o artista, foram muitas as pesquisas que ele fez sobre o vício em games, mas a maior parte do trabalho fluiu com os próprios acontecimentos do folhetim. Perguntado se convive com alguém que lide com o mesmo problema de Theo, o intérprete diz que conhece garotos "menos viciados, mas que lá na frente podem se tornar iguais a ele".

Na novela das nove, o comportamento de Theo começou intrigando os telespectadores da Globo, que tentavam entender por que o garoto não conseguia sair de frente do computador. Na ficção, a ficha dos pais só caiu quando o adolescente já estava fora de controle e fazia um escândalo até para se sentar à mesa e almoçar com a família. Uma das estratégias da advogada e do professor, então, foi planejar uma viagem para que eles aproveitassem um tempo juntos, o que fez com que o menino surtasse durante uma crise de abstinência e sumisse, para desespero de todos.

Travessia: Intérprete de Theo elege cena preferida

Theo com sua família em Travessia

Para Ricardo Silva, a sequência da viagem que a família de Theo decide fazer em Travessia foi a mais difícil de gravar. Porém, também foi nesse enredo que surgiu sua cena preferida: "Foi a cena da família chorando no carro, voltando da viagem". No teste para a novela das nove, o ator teve que reproduzir uma cena que realmente foi ao ar para o público da Globo e lidar com o nervosismo. "Fiquei nervoso por saber a proporção da novela, mas decorei tudo e fiz um bom teste".

Ainda em bate-papo com o NaTelinha, o intérprete diz que suas aulas não voltaram, mas ele nunca teve problema em conciliar estudos e trabalho, além de manter uma boa relação com seus colegas de escola. Questionado sobre como é sua convivência com a família, ele deixa claro que tudo é o oposto do que acontece com Theo na ficção. "[A convivência] não poderia ser melhor, sempre me dei super bem com meus pais", finaliza.


Imagem da thumbnail do vídeo

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado