Prestígio

Globo aposta em novelas big hits para crescer no exterior

Os folhetins da emissora fazem sucesso internacionalmente


Débora Falabella como Nina em Avenida Brasil
Débora Falabella foi protagonista de Avenida Brasil - Foto: Reprodução/Globo
Por Redação NT

Publicado em 04/08/2021 às 04:00,
atualizado em 04/08/2021 às 09:18

A Globo vem apostando em novelas de grande sucessos na programação para aumentar as vendas das suas produções no exterior. O NaTelinha teve acesso a apresentação do portfólio que está sendo apresentado ao mercado internacional como “big hits”. A emissora vem destacando nove folhetins, são eles: Avenida Brasil, O Clone, Verdades Secretas, Totalmente Demais, A Vida da Gente, O Outro Lado do Paraíso, Caminho das Índias e Da Cor do Pecado.

Avenida Brasil foi licenciada em 130 nações diferentes e alcançando sucesso em muitos deles, como na Argentina. O Clone também se tornou um símbolo da teledramaturgia nacional, tanto que ganhou um remake nos Estados Unidos. Mas não é apenas a faixa das 21h que obteve êxito fora do Brasil. Da Cor do Pecado – produção que terminou com 43 pontos de média em 2004 – ultrapassou a barreira dos 100 países em vendas. Indicada ao Emmy Internacional em 2016, Totalmente Demais é outra trama que chama atenção dos estrangeiros.

A emissora aproveitou o momento alto das séries e adaptou Verdades Secretas – assim como Avenida Brasil – e tem vendido a história de Walcyr Carrasco com pouco mais de 10 episódios. Já a história de vingança escrita por João Emanuel Carneiro possui três temporadas.

Confira:

Avenida Brasil

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Folhetim brasileiro mais vendido ao mercado internacional, Avenida Brasil ganhou o título de Brazil Avenue e é comercializada em dois formatos: novela e série. Na versão internacional de telenovela, a produção conta com 160 capítulos e uma hora de arte cada. Já a série tem três temporadas, sendo que as duas primeiras possuem 13 episódios e a terceira tem 14.

A exibição original da novela de João Emanuel Carneiro teve 179 capítulos e contou com direção de Ricardo Waddigton. “Avenida Brasil é uma novela dinâmica, realista e moderna que revela como a ambição cega e a crueldade infligida podem mudar o curso de uma vida. Esta é a dramática história de Rita, que luta para recuperar a vida terrível que a madrasta Carminha tirou dela quando ela era criança. Ela terá que enfrentar seu passado e decidir até onde está disposta a ir para se vingar das pessoas que mais a machucaram”, diz a sinopse.

O Clone

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

A Globo vende a produção no mercado internacional com o título The Clone e aponta que a autora Glória Perez venceu o Emmy Internacional. Produzida em 2001, com direção de Jayme Monjardim, a emissora disponibiliza aos outros países 250 capítulos de uma hora, sendo que a exibição original contou com 221. No site, é possível ver o trailer com as cenas mais marcantes do folhetim.

“Clonagem humana. O mundo islâmico. Dois jovens, duas culturas diferentes, duas crenças diferentes. Uma história de amor impossível que nem o tempo poderia apagar. Durante uma viagem ao Marrocos, Lucas tem um romance proibido com Jade. Ele retorna ao Brasil após a morte de seu irmão gêmeo Diogo. Um amigo próximo da família, o cientista Albieri usa essa situação para produzir o primeiro clone humano usando células retiradas de Lucas. Vinte anos depois, Jade, Lucas e seu clone formam um estranho triângulo amoroso”, diz a sinopse disponibilizada pelo canal.

Verdades Secretas

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

No Brasil, Verdades Secretas ficou conhecida do público como novela de poucos capítulos (64), sendo exibida na faixa das 23h, em 2015. Porém, no mercado internacional, a Globo tem vendido a trama como série de 12 episódios, com uma hora de duração cada. A produção escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Mauro Mendonça Filho é um hit em outros países com o nome Hidden Truths.

“Uma adolescente que sonha com uma carreira de modelo passa a fazer parte de um esquema de prostituição e conhece um empresário poderoso e obsessivo. Como último recurso, ele se casa com a mãe da garota apenas para ficar perto dela. Hidden Truths explora os limites da obsessão, da riqueza e do prazer, tendo o mundo da moda como pano de fundo”, explica a Globo.

Totalmente Demais

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Em 2015, Totalmente Demais foi exibida no Brasil e teve 175 capítulos, mas a emissora tem vendido a produção ao mercado internacional em 130, com tempo de arte de uma hora. O folhetim de Rosane Svartman e Paulo Halm e direção de Luiz Henrique Rios ganhou o título de Total Dreamer.

“Este conto de fadas moderno conta a história de uma garota sem-teto que sonha em ajudar sua família e encontra sua grande chance de mudar sua vida em um concurso de modelo de moda que ela originalmente imaginou. Uma comédia romântica cativante sobre a superação de obstáculos, o público total Dreamer conquista o coração desde o primeiro episódio”, diz a apresentação da Globo.

A Vida da Gente

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Em 2011, A Vida da Gente teve 137 capítulos para o público brasileiro, mas a versão internacional possui 75, com cada tendo 45 minutos de arte. A novela de Lícia Manzo teve direção de Jayme Monjardim e ganhou o título de The Life We Lead nos países estrangeiros.

“Esta novela comovente conta a história de um amor incondicional que supera as reviravoltas inesperadas da vida. Ana é uma tenista promissora que conta com o apoio da melhor amiga e irmã Manuela. Após um terrível acidente de carro, Ana entra em coma profundo e só sai dele cinco anos depois. Agora, ela deve lutar para recuperar a vida que continuou sem ela e que ela não reconhece mais como sua”, diz a sinopse.

O Outro Lado do Paraíso

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Após o sucesso de Verdades Secretas, Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho repetiram a parceria e trabalharam em O Outro Lado do Paraíso em 2017, que contabilizou com 172 capítulos. Mas a Globo tem vendido ao mercado internacional a produção com 120 capítulos, com uma hora cada e com o nome de The Other Side of Paradise.

“Depois que seu casamento se tornou um pesadelo, a humilde garota de uma pequena cidade Clara é internada em um hospital psiquiátrico e impedida de vê-la crescer. Foi tudo um esquema de sua sogra manipuladora, que quer se apoderar de suas terras e explorar suas minas de esmeralda. Traída e humilhada, Clara se recupera e retorna dez anos depois como uma mulher rica e poderosa. Mesmo com sede de vingança e justiça, ela nunca perde a suavidade para reconquistar a confiança do filho e talvez encontrar um novo amor”, diz o email  na apresentação ao mercado internacional.

Caminho das Índias

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Em 2009, Glória Perez voltou a tela da Globo com Caminho das Índias e refazendo a parceria com o diretor Marcos Schechtman. A trama teve 203 capítulos na exibição original, conseguiu conquistar o Emmy Internacional e passou a ser vendida para diversos países. A emissora tem oferecido a produção com o nome India - A Love Story, tendo 160 capítulos com uma hora de arte cada.

“Raj, um jovem executivo indiano viajado de uma casta de mercadores dividida entre os valores ocidentais e orientais, e Maya, uma garota indiana moderna, estudada e trabalhadora da mesma casta que sempre acreditou que ela escolheria seu marido. Raj está apaixonado por Duda, a brasileira moderna e independente que sofre com o preconceito da família de Raj. Maya está apaixonada por Bahuan, um dalit indiano impetuoso e bem-educado, cuja falta de casta o torna um pária social. Bahuan não pode esquecer as humilhações que viveu na infância por ser considerado impuro pela sociedade hindu. Presos pela tradição, Raj e Maya são forçados a negar esses amores, considerados proibidos”.

Da Cor do Pecado

As novelas hits que viraram aposta da Globo fora do Brasil

Maior audiência do horário das 19h no século, Da Cor do Pecado passou originalmente em 2004 em 185 capítulos. A trama de João Emanuel Carneiro, com direção de Denise Saraceni, faz parte da lista de hit de vendas ao mercado internacional da Globo com o título Shades of Sin, tendo 160 capítulos e 45 minutos de arte cada.

“Essas são as perguntas feitas por ‘Shades of Sin’, novela de João Emanuel Carneiro com direção central de Denise Saraceni. A história de vida de Paco (Reynaldo Gianecchini), Preta (Taís Araújo) e Bárbara (Giovanna Antonelli) é contada em formato de comédia romântica, apresentando a importância dos valores humanistas, dentro de uma sociedade materialista. Shades of Sin é uma narrativa urbana atualizada que é contada com um grande senso de humor. Afonso é um empresário milionário e ganancioso. Na juventude teve um relacionamento com sua empregada Edilásia, que deu à luz os gêmeos idênticos Paco e Apolo. Aconselhada por Germana, governanta e também amiga de confiança de Afonso, Edilásia manteve em segredo o nascimento dos gêmeos. Alfonso, que acreditava que só nasceu um bebê, criou Paco, enquanto Edilásia ia embora com Apolo. Portanto, os dois irmãos nunca se conheceram e muito menos sabiam da existência um do outro”, diz a sinopse.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado