Mexicana do SBT

Coração Indomável é reclassificada após denúncia no Ministério da Justiça

Novela recebeu denúncia de um cidadão e despacho mudou a classificação


Cena de Coração Indomável com Maricruz chorando algemada e na garupa de uma caminhonete com um policial ao lado
Novela Coração Indomável sofreu reclassificação do MJ - Foto: Reprodução/YouTube

O Ministério da Justiça reclassificou a exibição de Coração Indomável, nas tardes do SBT, liberando-a apenas a partir de 14 anos, diferente do que acontecia na classificação anterior, quando a trama era não recomendada para menores de 10 anos. A mudança aconteceu depois de uma denúncia junto ao Ministério, que acatou o pedido de um cidadão e publicou despacho sobre o tema.

De acordo com o despacho assinado por Eduardo de Araújo Nepobuceno, a trama que está mostrando as mudanças na vida de Maricruz (Ana Brenda Contreras), apresenta cenas que não se enquadram com a classificação para a faixa etária dos dez anos. "Considerando que durante a revisão de classificação da obra foram constatadas tendências de maior relevância como exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante (12 anos), estigma/preconceito (14 anos), estupro/coação sexual (16 anos) e suicídio (16 anos), cada qual com os seus devidos agravantes e atenuantes", diz trecho da decisão.

A mudança na Classificação Indicativa de Coração Indomável acontece antes do final trágico da vilã Lúcia (Elizabeth Alvares), que morrerá queimada e se deu após denúncia de um cidadão, segundo o próprio despacho do MJ. "Considerando que em 20 de maio de 2021, por meio de correio eletrônico, chegou a esta Coordenação de Política de Classificação Indicativa uma denúncia de cidadão, contestando a adequação da classificação indicativa em vigência até então", justifica o documento a que o NaTelinha teve acesso.

Após todas as considerações, o Ministério da Justiça optou pela mudança. "Reclassificar a obra Coração Indomável como "não recomendada para menores de 14 (catorze) anos" por apresentar violência, conteúdo sexual e drogas lícitas, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra", diz a parte final do despacho publicado no Diário Oficial da União.

O que muda em Coração Indomável?

imagem-texto

Se a nova Classificação de Coração Indomável tivesse ocorrido alguns anos antes, o SBT enfrentaria problemas já que, quando havia vinculação de faixa horária, a novela não poderia, a partir de agora, ser exibida antes das 21h, horário permitido para produtos com classificação superior ao de 14 anos. Mas isso mudou após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Com a decisão dos ministros, a Classificação Indicativa perdeu o poder de vinculação de horário, por isso a Globo passou a exibir novelas das 21h no horário do Vale a Pena Ver de Novo. E quem também irá se beneficiar com isso, dessa vez, é o SBT, que não precisará mudar Coração Indomável de horário e sequer fazer readequações na edição do folhetim. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado