Novela

Laços de Família: Globo corta surra de José Mayer em Deborah Secco

Sequência original mostrava Pedro desferindo palmadas em Íris


José Mayer e Deborah Secco
Pedro (José Mayer) bate em Íris (Deborah Secco): cena apagada. Foto: Acervo/TV Globo

Na reprise de Laços de Família, Pedro (José Mayer) perdeu a paciência com Íris (Deborah Secco) no capítulo desta quinta-feira (21). No entanto, a Globo cortou grande parte da cena em que o administrador do haras de Alma (Marieta Severo) briga com a jovem. O trecho em que a personagem era jogada debaixo de um chuveiro e, em seguida, leva 31 palmadas em suas nádegas foi apagado pela emissora.

Na novela de Manoel Carlos, Íris tinha comprado roupas sensuais para chamar a atenção de Pedro, por quem é apaixonada. No começo do capítulo, ela aparece para o homem, avisando que irá sair de casa, com um visual caprichado - maquiagem, brinco, vestido e sandália salto alto -, para se encontrar com Fábio (Max Fercondini). O personagem de José Mayer, indignado, puxa a jovem à força e a proíbe de sair daquele jeito.

Ele pede ajuda de Socorro (Monica Siedler) para “desmontar” Íris, tirando seu salto. Em seguida, a empurra em cima da pia da cozinha da casa do haras e pega um pano úmido para remover a maquiagem. “Maquiagem é coisa de mulher, viu. Não de menina”, dizia o homem, enquanto esfregava o pano no rosto da garota.

Íris ainda tenta sair de casa, pulando da pia e se deslocando para a porta, xingando o primo de idiota, mas Pedro a puxa pelos cabelos. “Você não quer se limpar por bem então vai se limpar por mal”, sentencia. Na atual reprise, a cena foi cortada neste ponto para outro núcleo. Já em 2005, quando reprisada pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo, a sequência foi ao ar intacta. 

Na versão original, Pedro agride Íris

A cena, em sua versão original, que pode ser vista no Globoplay (capítulo de 09/11/2000), prossegue com Pedro puxando Íris para um chuveiro. A jovem afirma que nunca vai perdoá-lo. “Vai me agradecer. Ia se oferecer, ia estragar sua vida”, rebate Pedro, que manda a prima ir dormir e sai do banheiro.

Íris avança contra Pedro, dando pequenos socos em suas costas. O personagem de José Mayer, então, a puxa contra sua vontade na cama, de bruços, e lhe dá uma surra, com palmadas. “Foi isso que faltou na sua vida, viu. Uma boa palmada. Seu pai era muito velho, sem força”, aponta, enquanto batia na prima. Ao todo, foram desferidos 31 tapas nas nádegas da jovem.

Em seguida, Pedro puxa Íris pelo cabelo e diz: “Se você quiser ficar no haras, vai ser do meu jeito. Pode me odiar. Mas vai ter que me obedecer”. Ele se retira do cômodo e Socorro consola a amiga. Íris, então, comenta que Pedro morreu para ela.

"O planejamento de todas as reprises prevê alterações, edições e ajustes. É uma estratégia permanente para ajustar as necessidades e alterações de grade. Funciona assim há muito tempo no Vale a Pena Ver de Novo e desde março de 2020 com as reprises", comentou a Globo, sobre o corte.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado