Emoção

Fina Estampa: No fim, Griselda é eleita paraninfa e recebe carinho de Antenor

Heroína dá lição durante formatura e comove o filho


Lilia Cabral como Griselda no último capítulo de Fina Estampa, em reprise na Globo
Em Fina Estampa, Griselda fica radiante ao fazer discurso na formatura de Antenor e sela a paz com o filho - Foto: Reprodução/Globo

Antenor (Caio Castro) enfim demonstra orgulho que sente por Griselda (Lilia Cabral) no desfecho de Fina Estampa, em reprise na Globo. A milionária é escolhida como paraninfa da turma de medicina e faz um discurso emocionado na cerimônia de formatura. Tocado com as palavras da mãe, o namorado de Patrícia (Adriana Birolli) também comove o Pereirão com um gesto de carinho.

No último capítulo de Fina Estampa, durante a formatura do filho, após passagem de tempo, Griselda deixa de lado o discurso pronto para falar “o que der na telha”. Ela pede a compreensão dos presentes: “Se eu gaguejar vocês me dão um desconto, porque eu tô muito nervosa”, diz a namorada de Guaracy (Paulo Rocha).

“Faz três anos me convidaram pra vir aqui fazer um discurso. Desde então venho me preparando, mas até agora não sei direito o que falar. Porque imaginem só: é muita responsabilidade alguém como eu, que teve pouco estudo, dar um recado de otimismo e esperança para uma turma de formandos de medicina, abrir pra eles, com minhas pobres palavras, uma janela pro futuro”, inicia Griselda.

O discurso da matriarca é intercalado por cenas do início da novela, de quando o Pereirão foi entregar os livros de Antenor na faculdade e acabou humilhada pelo rapaz por ter aparecido no local usando um macacão. À época, ele fingia ser rico para namorar Patrícia.

Em seu discurso, Griselda prossegue: “O que eu tenho a dizer pra vocês é o seguinte: o estudo é importante, o saber é uma benção, mas não é um diploma que faz um homem, e sim o valor que ele dá ao seu trabalho. O estudo prepara, mas o trabalho duro e honesto é que dignifica”.

Em Fina Estampa, Antenor assiste ao discurso de Griselda aos prantos

Fina Estampa: No fim, Griselda é eleita paraninfa e recebe carinho de Antenor

“Sim, saber é uma benção. Mas ninguém aqui deve se sentir menor porque um dia não pôde estudar... Todos devem dar muito valor ao que fazem. Seja qual for a tarefa, deve ser feita com honestidade, integridade, alegria e orgulho”, continua a heroína, enquanto lembra dos seus serviços que prestava para garantir o sustento da família, antes de ganhar na loteria.

Antenor assistirá aos prantos ao discurso da mãe, que arremata: “Pois o trabalho bem feito e honesto é que faz o mundo andar e a vida dar certo. Assim como é o caráter, e não os títulos, muito menos a aparência, que faz a nossa caminhada no mundo valer a pena e nos torna pessoas de verdade”.

“Essa é minha mensagem de otimismo e esperança para vocês, jovens, que estão na boca de conquistar os melhores lugares no mundo. Portanto, sejam honestos acima de tudo. Façam um bom trabalho e, principalmente, amem seu próximo. Foi uma honra estar aqui”, finaliza Griselda, comovendo especialmente o filho, finalmente orgulhoso da mãe, que entende o recado dado por ela.

A portuguesa finaliza agradecendo a oportunidade concedida pelos formandos e é aplaudida por todos os presentes. Antenor, então, sai de perto dos colegas e abraça a mãe. Em um gesto quase inédito de carinho, ele tira o capelo e coloca sobre a cabeça da heroína, que, também emocionada, enxuga as lágrimas do filho. A sequência vai ao ar no último capítulo da novela, que será exibido em 18 de setembro.


Fique por dentro dos próximos capítulos de Fina Estampa e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Fina Estampa de 07/09/2020 a 11/09/2020.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado