Controvérsia

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Nomes como Lilia Cabral, Christiane Torloni e Marco Pigossi avaliaram a novela, em reprise na Globo


Carolina Dieckmann, Christiane Torloni, Lilia Cabral e Eri Johnson opinaram sobre Fina Estampa, em reprise na Globo
Fina Estampa é motivo de vergonha para alguns, mas de orgulho para outros atores - Fotos: Reprodução/Globo

Sucesso de audiência entre 2011 e 2012 e, novamente, na reprise que vai ao ar desde março na Globo, Fina Estampa está longe de ser uma unanimidade. A história de Aguinaldo Silva consegue atrair o público, mas também é alvo de críticas de parte dos telespectadores e até entre integrantes do elenco.

Os questionamentos sobre a qualidade da produção eclodiram nas últimas semanas, após o ator Marco Pigossi, que deu vida ao playboy Rafael, criticar o folhetim e entrar em pé de guerra com Aguinaldo Silva. Mas se para alguns atores Fina Estampa é motivo de vergonha, outros veem na novela a possibilidade de um “antídoto contra a dor” em meio à pandemia do coronavírus.

Confira a seguir as opiniões de parte dos atores sobre Fina Estampa, oito anos após a exibição original:

Lilia Cabral

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Em entrevista ao Altas Horas no último sábado (15), Lilia Cabral relatou ter ficado “indignada” ao rever o destino de sua personagem em Fina Estampa. Ela não comprou o motivo da separação de Griselda e René (Dalton Vigh). “Como assim? Como que um homem não entendeu a atitude dela?”, questionou, relatando que não se lembrava desse detalhe.

Na trama, o chef de cozinha reage mal ao descobrir que a namorada investiu secretamente em seu restaurante e rompe com a heroína. No fim, ela fica com Guaracy (Paulo Rocha), desfecho que também desagradou parte do público. Apesar desse entrecho, a veterana afirmou que gosta de assistir à novela, o que não pôde fazer entre 2011 e 2012, por conta da rotina de trabalho.

Christiane Torloni

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

A veterana que dá vida à vilã Tereza Cristina não poupou elogios ao folhetim de Aguinaldo Silva quando a reprise foi anunciada, em março. Ela destacou que a arte pode ser ferramenta de entretenimento, diversão e também de consolo, em meio à pandemia do coronavírus.

“Quem sabe, mais uma vez, a arte não vai ser um antídoto contra a dor?”, disse Christiane Torloni, em publicação em seu perfil no Instagram. Na ocasião, ela relatou que foi esse o sentimento provocado por A Viagem (1994) em sua vida.

Marco Pigossi

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Em live recente, Marco Pigossi criou polêmica ao afirmar que sente vergonha de sua atuação como Rafael e também da novela, que, segundo o ator, “deveria ser proibida de reprisar”. O comentário enfureceu o autor Aguinaldo Silva, que rebateu os comentários nas redes sociais e enviou resposta à jornalista Fabíola Reipert, do Balanço Geral SP, ironizando falas do galã.

“Esse ator está na contramão dos interesses dos telespectadores. Uma novela é criada para agradar o público em geral. Se a interpretação não alcançou os níveis desejados, aconselharia o ator a frequentar a minha casa de arte. Sobre dizer que detestava suas madeixas loiras, é uma questão de estética dele, poderia ter feito uma chapinha, algo mais futurista", escreveu o autor.

Adriana Birolli

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

A intérprete de Patrícia afastou o rumor de que também desaprovava a novela em entrevista divulgada nesta semana pelo NaTelinha. “A novela é maravilhosa e a personagem é muito rica, cheia de momentos diferentes de evolução durante a trama. Estou muito feliz em ver a reprise”, classificou Adriana Birolli.

Dias antes, à Revista Quem, uma avaliação mais crítica feita pela atriz havia dado origem ao boato. “Óbvio que eu olho as cenas e falo: 'Como que eu fiz isso?'. [...] Mas é normal se autocriticar, porque a gente quer melhorar, evoluir artisticamente”, comentou.

Dalton Vigh

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

“É uma trama descompromissada com a realidade, e, talvez exatamente por isso, esteja funcionando bem nesse momento”, classificou Dalton Vigh, em entrevista ao site ZeroHora, em junho. Na trama, ele interpreta o chef de cozinha René Velmont, alvo da disputa central entre Griselda e Tereza Cristina – mas que chega ao fim com Vanessa (Milena Toscano).

O ator, que migrou para o SBT e atuou em As Aventuras de Poliana, também comentou a reprise de Fina Estampa em abril, ao portal F5: “É uma oportunidade de ter um certo saudosismo, de lembrar de situações engraçadas que aconteciam durante a cena. Neste momento eu esqueço de ser muito autocrítico e procurar os defeitos”.

Marcelo Serrado

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Crô é um dos personagens de maior sucesso, e também um dos mais questionados de Fina Estampa. Gay caricato, capacho de Tereza Cristina e vítima constante de humilhações, o personagem chegou a estrelar dois filmes após a popularidade na TV.

O ator Marcelo Serrado defende sua criação. "Ele é um personagem alegre e divertido, um clown [palhaço] quase. Mas não é um personagem só de alegoria, uma caricatura over, um palhaço sem alma. Se assim o fosse, não teria chegado no coração das pessoas como ele chegou", disse, em maio, ao site Notícias da TV.

Carolina Dieckmann

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Vivendo nos EUA, Carolina Dieckmann foi menos rígida que alguns colegas e saiu em defesa da história de Aguinaldo Silva. “Assisto tranquilamente. O distanciamento que o tempo proporciona traz essa coisa nova que é assistir e não ter como mudar. E, ao mesmo tempo, representa um momento da sua vida”, relatou, em entrevista à Globo para a imprensa.

A atriz também elogiou o rumo de Teodora na história. A personagem é “riquíssima”, segundo a intérprete. “Ela não segue uma linha reta, não é cheia de certezas. É uma personagem que se questiona o tempo todo. Vendo hoje, acho que ela era uma vilã que se redimiu ao longo da história”, define.

Eri Johnson

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Gigante não está entre os personagens preferidos do ator Eri Johnson. Em entrevista ao NaTelinha, em junho, ele confirmou insatisfação com o papel em Fina Estampa. “O personagem tava muito perdido na praia, né? Sem função nenhuma. A galera na praia, para quem já tinha feito vários personagens bons e de destaques, inclusive na novela do Aguinaldo Silva em Duas Caras, que fiz o Zé da Feira, eu vou sempre querer mais”, explicou.

No depoimento, ele também avaliou que deveria ter reclamado menos enquanto a novela ia ao ar. “Minha reclamação foi de querer mais, sempre querer mais. Acho que o personagem poderia ter sido mais aproveitado ou eu, falando de forma humilde”, acrescentou.

Luciana Paes

Fina Estampa divide opiniões entre atores: confira quem critica e quem defende

Com poucas cenas na novela, Luciana Paes vive Fabrícia, uma das funcionárias de Griselda que, ao longo da história, revela ser transexual. “Eu já sabia (desde o início). Acho uma história importante demais para não contar para a atriz", opinou a atriz, em entrevista ao Extra, na última semana.

Para ela, é justo que atores e atrizes transexuais sejam escalados estes papéis. “Essa argumentação é muito válida. Acho que a TV se modificou muito. Por essa razão, eu não aceitaria esse papel hoje. Ao mesmo tempo, a própria TV não chamaria um ator/atriz não trans para fazer o papel de uma pessoa trans. Os tempos mudaram”, classificou.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado