Priscila Steinman

Vilã em Totalmente Demais sentiu confusão do público entre real e ficção: "Jeito arisco"

Autora de Malhação - Transformação fala da pausa nas gravações e da importância da cultura na pandemia


Priscila Steinman
Sofia passa a imagem de filha boazinha em Totalmente demais - reprodução/TV Globo

A reprise de Totalmente Demais entra em uma nova fase com o final do concurso e promete trazer um clima de tensão por conta do retorno de Sofia. "Sofia voltou para cumprir alguns objetivos, esquentar a trama de alguns personagens, trazer um tom de suspense", afirma Priscila Steinman ao NaTelinha.

Criada por Rosane Svartman e Paulo Halm, a vilã foi capaz de forjar a própria morte. A atriz elogia a forma com a qual os autores souberam costurar a história da personagem e confessa o que mais chamou sua atenção no papel.

"A frieza da Sofia. Essa foi a camada mais difícil de acessar por ser a mais distante de mim", explica. "Acho interessante pensarmos os personagens através de suas fendas. O que é possível transbordar", analisa.

Vilã em Totalmente Demais sentiu confusão do público entre real e ficção: \"Jeito arisco\"

Priscila conta que leu alguns livros assim que soube que a patricinha voltaria, um deles foi "Garota Exemplar", de Gillian Flynn. Ela também cita o pensamento de um famoso escritor e dramaturgo inglês que lhe ajudou na composição da vilã.

"Shakespeare tem um pensamento que gosto muito, em que diz que não é possível ver no rosto de um homem as faces de sua alma. Acho que Sofia me ensinou sobre essas camadas infinitas da alma de um ser humano", avalia.

A herdeira da Bastille vai aprontar muito antes de ter seu desfecho trágico. Amante de Jacaré (Sergio Malheiros), a personagem morre na reta final da trama depois de levar um tiro do bandido.

Segundo Priscila, algumas pessoas opinaram sobre o destino da vilã na época em que a novela foi ar. "Muita gente comentou que queria ter visto a Sofia internada numa clínica para pessoas com distúrbios mentais. Eu teria adorado também poder interpretar essa outra versão", abre o jogo.

Vilã em Totalmente Demais sentiu confusão do público entre real e ficção: \"Jeito arisco\"

A atriz nega que tenha sido hostilizada por causa da malvada e cita uma situação curiosa. "Na época em que Sofia estava causando muito na novela, fui no programa 'Encontro', da Fátima Bernardes. Quando eu cheguei, o público me olhou de um jeito arisco, fatalmente me confundindo com a personagem", relata.

"Ao final do programa trocamos muitos sorrisos, abraços e palavras afetuosas. Eu não tenho nada a ver com a personalidade da Sofia, sou muito carinhosa e amorosa com todos que me relaciono. Para mim, a personagem é quase como uma entidade. Eu sou muito intensa e quando vivo uma personagem, vou fundo mesmo. Mergulho de cabeça", entrega-se.

A respeito do sucesso da reprise, a atriz acredita que uma obra para ser boa tem que ser atemporal. "Minha mãe disse que Totalmente Demais é como uma árvore onde cada galho é uma história, uma trama, e por isso interessa, porque é eclética. Achei uma ótima metáfora", confessa.

"A Rosane Svartman e o Paulo Halm escrevem de um jeito muito saboroso o texto, os personagens são palpáveis, com objetivos, com 'vocabulário próprio'. Então, quando são colocados em situações diversas, reagem com autenticidade", ressalta.

Ano dedicado ao trabalho como autora

Autora de Malhação - Transformação, Priscila lamenta que a produção tenha sido adiada por causa da pandemia. As gravações foram interrompidas, mas o trabalho continua e ela não vê a hora de estrear esse "novelão", como define.

"É a maior obra aberta em termos de quantidade de capítulos. São mais de 250, enquanto que as outras novelas são cerca de 160. É muita coisa, um grande desafio. O que me move a encarar esse desafio é ter a oportunidade de dialogar sobre assuntos relevantes com leveza e alegria, com tanto potencial de alcance", vibra.

Para ela, a postura da Globo em pausar as gravações foi correta. "Acalmou a frustração que eu podia ter sentido quanto ao adiamento", diz. "A saúde de todos é o mais importante. Essa tem que ser a prioridade", concorda.

Steinman garante que a produção continua a todo vapor, ao lado da sua equipe de roteirista. "Em breve, poderemos voltar ao batente nos estúdios ainda mais fortes depois de termos superado todo o caos que vivemos por conta da pandemia. A frustração vai dar espaço para a superação", prevê.

A nova temporada de Malhação estreia em 2021. Priscila conta que teve inspiração para o roteiro a partir de uma viagem. "O primeiro insight sobre a história veio durante um passeio que fiz no meio de uma plantação de arroz no interior da China", se recorda.

"Eu olhava aquela imensidão verde a perder de vista e os meus dedos tocavam num simples grão de arroz, tão sutil, tão potente. É difícil precisar como essas associações chegam ao raciocínio, mas foi por conta dessa experiência que me veio a ideia de falar sobre o poder que o indivíduo tem de transformar a sua própria realidade", antecipa.

De acordo com a atriz e escritora, o cenário principal será formado por duas escolas, uma particular e outra pública, divididas por um muro. A história começa no dia em que a protagonista se vê obrigada a mudar seus planos, dando início a uma nova jornada.

"Os alunos de ambos os universos serão instigados a furar suas próprias bolhas sociais e afetivas para conhecer e construir um coletivo possível. Acho que o público pode esperar histórias emocionantes e divertidas, com personagens convidativos", fala.

"Foi um grande baque na nossa indústria do entretenimento", diz sobre a quarentena

Além da Sofia de Totalmente Demais, Priscila participou de Novo Mundo como Isaura, dois folhetins que estão no ar. "Fiquei muito feliz, até porque reservei esse ano de 2020 para me dedicar à minha carreira de autora. Então, poder acompanhar um trabalho como atriz foi uma boa surpresa", comemora.

Para ela, a escolhe das reprises pela emissora não poderia ter sido melhor. "Novo Mundo é uma novela belíssima e que conta a história do nosso país com posicionamento crítico e relevante", opina.

"E Totalmente Demais é divertida, astral, interessante. Ano que vem, quando estrear Malhação, dois filmes que eu fiz como atriz vão estrear no cinema. Espero que possamos em breve voltar a frequentar os cinemas e teatros", torce.

A atriz ressalta que esse período não está sendo fácil para ninguém. No caso do setor do entretenimento, ela recorda que foi o primeiro a paralisar e será o último a retomar suas atividades.

Vilã em Totalmente Demais sentiu confusão do público entre real e ficção: \"Jeito arisco\"

"Foi um grande baque. Espero que todos que associavam os trabalhos artísticos à 'mamata' tenham se conscientizado da importância, relevância e necessidade que a sociedade tem de prosperar sua arte", sinaliza.

"Todos ficaram em isolamento usufruindo da arte que o setor artístico produziu. É um setor que mobiliza muito a nossa economia e que precisa receber o devido valor", dá o recado.

Questionada sobre o 'novo normal', Steinman acredita que tudo será possível e com resultados positivos desde que seja bem realizado. "Estamos muito inseguros com todos os procedimentos, porque eles ainda não fazem parte dos nossos hábitos. A pandemia um dia irá passar e muitos aprendizados vão ficar", avalia.

"Acho que uma sensação que ficou muito forte na pandemia foi a de suspensão. Os projetos, os trabalhos, viagens, experiências... (quase) tudo foi suspenso. Isso causa uma série de reações novas", lista.

A atriz finaliza a conversa compartilhando um sentimento de esperança para quando essa fase passar. "Que essa pandemia tenha construído novos olhares e práticas na nossa sociedade. Que o exercício da cidadania seja incorporado em nossas vidas. Que ajudar as pessoas em situações vulneráveis seja um projeto de justiça social diária", conclui.


Fique por dentro dos próximos capítulos de Totalmente Demais e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Totalmente Demais de 03/08/2020 a 08/08/2020. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado