Volta

Globo muda roteiros e altera rotina de gravações para retorno das novelas

Produções terão que seguir um manual de segurança contra o coronavírus


Regina Casé em Amor de Mãe
Regina Casé é Lurdes em Amor de Mãe - Foto: Reprodução/Globo

Os autores Daniel Ortiz e Manuela Dias fizeram mudanças nos capítulos de Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe, respectivamente, para que todos os profissionais envolvidos nas gravações das novelas da Globo voltem ao trabalho em segurança.

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (27) pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, uma das soluções encontradas pelos roteiristas e diretores foi mostrar conversas entre os personagens através de vídeo-conferência, pois permitirá que os atores fiquem em cenários diferentes, o que evitaria deslocamentos para gravar uma única cena.

Outra medida de segurança para que se evite aglomeração e perigo de contágio da Covid-19 é dividir os atores em grupo, assim se ocorrer problema com algum deles, o outro profissional não estará exposto a doença.

A partir de agora, diretores vão ter que evitar ao máximo realizar cenas em externas. Gravações em praias, por exemplo, não vão acontecer neste primeiro momento. Praças também serão evitadas pelas produções.

Em relação ao coronavírus nas novelas, neste primeiro momento, os roteiristas não vão fazer nenhum personagem ter a doença. Contudo, a Covid-19 estará presente nas histórias apenas com menções.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de comunicação da Globo enviou o seguinte comunicado:  "Mesmo sem uma data definida ainda para o reinício das gravações, a Globo se adiantou e desenhou um Protocolo de Segurança para a retomada das atividades nos Estúdios Globo. Ele foi criado através da avaliação de protocolos globais, reunindo as nossas práticas às da indústria do audiovisual de vários países. Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras. Depois de conhecer as práticas adotadas no protocolo desenhado pela Globo, autores e diretores vão se reunir para avaliar a melhor solução para cada obra. As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco".

Volta das novelas da Globo

Globo muda roteiros e altera rotina de gravações para retorno das novelas

A Globo avisou aos seus profissionais de dramaturgia qual data está prevista para todos voltarem aos trabalhos nos estúdios. O retorno foi marcado para o dia 13 de julho, mas pode sofrer alteração dependendo do que ocorrer no país em relação a doença.

Com a pandemia do novo coronavírus, as gravações de Amor de Mãe, novela do horário das nove, e Salve-se Quem Puder, da faixa das 19h, foram suspensas na metade de março. Nos Tempos do Imperador também precisou parar os trabalhos, mas ainda não havia estreado no lugar de Éramos Seis.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado