Entrevista

Ator de Novo Mundo solta o verbo sobre ódio nas redes sociais: "Legião de idiotas"

Ao NaTelinha, André Dias também fala sobre preconceito e intolerância religiosa


André Dias
Ator interpretou o Patrício em Novo Mundo - Reprodução/TV Globo

Prestes a estrear na Globo, Nos Tempos do Imperador teve seu lançamento adiado por causa da paralisação nas produções em decorrência da pandemia do coronavírus. Em seu lugar, a emissora começou a exibir na última segunda-feira (30) uma edição especial de Novo Mundo (2017), que serviu de inspiração para a próxima trama das 18h.

O NaTelinha conversou com exclusividade com André Dias, intérprete do Patrício na trama, que comemorou a escolha da emissora. "Uma surpresa deliciosa! Um privilégio assistir a um trabalho do qual tenho tanto orgulho. Estou bem animado!", vibra.

Com mais de 25 anos de carreira consolidada no teatro e no cinema, o folhetim escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson marcou a estreia do artista na televisão brasileira que ressalta ter somente boas recordações.

"O convite partiu de Márcia Andrade, produtora de elenco da novela e do diretor Vinícius Coimbra, e as lembranças são as melhore possíveis. Foi minha primeira novela e guardo amigos muito queridos neste trabalho", comemora.

Ator de Novo Mundo solta o verbo sobre ódio nas redes sociais: \"Legião de idiotas\"

A produção de época conta a vinda da princesa Maria Leopoldina ao Brasil para se encontrar com Dom Pedro, com quem havia se casado através de uma procuração, e que se tornaria Imperatriz do nosso país.

Indagado sobre a exibição de produções históricas na TV, que é um dos principais veículos de comunicação de massa, André é enfático ao afirmar ser fundamental.

"É de extrema importância, neste momento, conhecermos a nossa história e a formação do nosso povo e do nosso país, para que possamos compreender o caos sócio político que vivemos hoje, e para que possamos traçar, juntos, diretrizes para um futuro menos catastrófico", avalia.

Ator critica quem usa as redes sociais para agredir

Em 2018, André Dias voltou à TV em horário nobre interpretando o Groa de Segundo Sol. Um cara do bem, melhor amigo da protagonista Luzia (Giovanna Antonelli) e com forte ligação com o Candomblé, religião africana.

O ator nega ter sofrido qualquer tipo de preconceito na época em decorrência do seu papel e ressalta que a trama abordou o tema de forma muito respeitosa. Por outro lado, ele sabe que quem está no ar em uma novela das nove acaba sujeito à criticas e ataques.

"Mas o preconceito e a intolerância são uma realidade. Se eu posto uma imagem de Iemanjá tem sempre alguém achando um absurdo e dizendo que eu deveria aceitar Jesus no coração", pontua.

Questionado sobre a disseminação do ódio nas redes sociais, André aponta o preconceito e a ignorância como pontes. Para o artista, tudo o que é desconhecido assusta enquanto que o ódio é ensinado.

Ator de Novo Mundo solta o verbo sobre ódio nas redes sociais: \"Legião de idiotas\"

"Ninguém nasce Racista ou homofóbico, isto é uma tradição transmitida ao longo de gerações. Mas, infelizmente, já infectou o DNA da nossa sociedade. E como diria Umberto Eco, as redes sociais deram voz a uma legião de idiotas", aponta.

"Todo mundo agora tem opinião a cerca de todos os assuntos e só querem cuspi-la mas não querem ouvir nada. Muita opinião sem nenhuma Ideologia. Falta comedimento, parcimônia, palavras que as novas gerações nem devem saber o que significam. Peguei Pesado? [risos]", solta o verbo.

Enquanto não surge outro convite para voltar à TV, o ator tem aproveitado esse tempo de isolamento social provocado pela pandemia do Covid -19 para ler, estudar e manter o equilíbrio emocional.

"Yoga! Faço Yoga 2 vezes por dia. Estou colocando a leitura em dia e escrevendo um trabalho para o Teatro. Estar sozinho em casa não me incomoda, o que incomoda é não poder ver os amigos", lamenta.

André finaliza a entrevista revelando o que pretende fazer assim que esse pesadelo acabar e puder voltar à rotina diária. "Vou abraçar os amigos e correr para o Rio para dar um beijo na mamãe, né?", conclui sorrindo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado