Vem aí

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Novela voltará ao ar na próxima segunda-feira (23)


Lilia Cabral em Fina Estampa
Lília Cabral foi Griselda em Fina Estampa - Foto: Divulgação

A Globo confirmou a interrupção da exibição de Amor de Mãe e anunciou a reprise de Fina Estampa no horário das nove. A novela produzida em 2011 foi marcada por ter a maior audiência da faixa na década, pela briga de Aguinaldo Silva com Walcyr Carrasco e por discutir o surgimento da “nova classe C” através da personagem Griselda (Lília Cabral).

O primeiro capítulo foi levado ao ar em agosto de 2011 e, logo de cara, a produção conseguiu atrair o público. Na média geral, na Grande São Paulo, o enredo registrou 39,04 pontos, superando suas antecessoras Viver a Vida (36), Passione (35) e Insensato Coração (36), além de não ter sido alcançada por suas sucessoras, inclusive Avenida Brasil (38,71).

Esses bons índices foram justificados pelos especialistas, na época, como uma prova que a televisão deveria olhar mais para “nova classe C” e a protagonista Griselda, interpretada por Lília Cabral, representava muito bem como esse público gostaria de se ver nas novelas.

A personagem era uma mulher batalhadora, com forte personalidade, que trabalhava muito para sustentar seus filhos, sem cair em armadilhas de corrupção, mantendo seu senso de justiça e empatia. Sua relação com os filhos foi o que chamou atenção dos espectadores, principalmente por ser rejeitada por Antenor (Caio Castro).

O diretor Wolf Maya, quando estreou o folhetim, afirmou em entrevista ao Gshow que a produção tentava resgatar recursos do passado da dramaturgia. “O que acho que Fina Estampa tem de mais curioso é que ela retoma uma dramaturgia de televisão muito popular. Ela resgata personagens emblemáticos, com o olhar do público, absolutamente reais”.

Apesar do sucesso de audiência, o último capítulo do folhetim não agradou boa parte do público, principalmente pela cena final em que Griselda fica frente a frente com Tereza Cristina e sai correndo atrás dela com uma chave de fenda.

Briga entre autor e diretor

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Aguinaldo Silva e Wolf Maya iniciaram a parceria entre eles em Senhora do Destino (2004) e trabalharam em outras três produções – Duas Caras (2007), Cinquentinha (2009) e Lara com Z (2011) – antes entrarem em conflito em Fina Estampa.

Da metade para o fim da novela, o autor criticou em seu blog o tom adotado pela direção e, no último capítulo, evidenciou seu descontentamento ao citar a cena do naufrágio da vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Pereirinha (José Mayer).

“O final merecia uma direção mais atenta e cuidadosa. O terço final da novela ficou ao deus-dará. Via coisas que me deixavam arrepiado. Aquela sequência do naufrágio virou patacoada. Era dramática, houve erros clamorosos. Sou a mais gentil das criaturas, mas quando eu digo chega, é chega. Fiquei chateado”, declarou na época.

Já com Wolf Maya, Aguinaldo Silva disse que da metade pro fim de Fina Estampa, o diretor não estava dialogando com seu texto, o que teria prejudicado a qualidade da produção.

Em conversa com a Veja em 2015, Wolf negou qualquer desavença com Aguinaldo, apesar das reclamações públicas do autor. “Já inventaram que briguei com minha irmã, minha amiga Gloria Perez. Com Aguinaldo Silva, que é um mestre. Eu não dou bola”, garantiu.

Polêmica de Christiane Torloni

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Christiane Torloni foi acusada, segundo o jornal O Dia, de ter agredido com uma maquiadora da Globo, mas ela negou o atrito através do seu blog. “A resposta é não, não aconteceu...Portanto trago a público minha indignação e desde já agradeço, também publicamente, as incontáveis manifestações de apoio e solidariedade daqueles que estavam presentes às gravações e que são testemunhas da minha inocência”, declarou a atriz.

A suposta confusão teria ocorrido em um ataque de fúria da artista e os boatos apontam um possível empurrão de Torloni. A funcionária, irritada com a situação, teria procurado o departamento de Recursos Humanos.

Na época, a Central Globo de Comunicação confirmou que houve um desentendimento envolvendo a atriz e a maquiadora, mas a situação seria analisada e avaliada para saber o que de fato ocorreu.

 

Namoro de Sophie Charlotti e Malvino Salvador

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Malvino e Sophie assumiram o namoro em 2010, mas terminaram o namoro durante o carnaval de 2011, reatando quando iniciaram os trabalhos em Fina Estampa. Na trama, eles interpretaram os filhos de Griselda, ou seja, eram irmãos.

No período em que estavam gravando, Malvino garantiu que, mesmo atuando no mesmo núcleo, os dois não conseguiam namorar. “Na novela é só trabalho, porque tem o lado profissional. Não dá para eu chegar lá na Globo e namorar, imagina”, afirmou ao site Ofuxico.

Sophie fez cenas com Marcos Pigossi e Salvador explicou que não estava sentindo ciúme da atriz com o colega de elenco. “Não, está tudo certo. Tá tudo ótimo. É profissional, nós somos atores e isso (beijos em cena) é normal. Nós vamos ter que lidar com isso de uma maneira tranquila. O que é mais importante de tudo isso é que a gente está disposto a incentivar o outro a fazer a melhor cena”, relatou.

Malvino e Sophie terminaram o relacionamento em 2013, quando ele gravava a novela Amor à Vida e ela a trama Sangue Bom.

Homenagens

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Aguinaldo Silva usou Fina Estampa para promover homenagens para novelas e personagens criadas por ele. A vilã Tereza Cristina, por exemplo, praticou seu primeiro assassinato empurrando a vítima escada abaixo, terminando o momento rindo e comentando: “Obrigada, Nazaré Tedesco”, referência a vilã de Senhora do Destino (2004), vivida por Renata Sorrah.

Carlota Valdez, interpretada por Betty Faria em Suave Veneno, também foi citada na novela das nove como a falecida mãe de Tereza Cristina, assim como o vidente Uálber Cañedo, personagem de Diogo Vilela, acabou sendo homenageado por Crô.

Eva Wilma, a Tia Íris, usava palavras em inglês, uma clara referência à vilã Altiva, da novela A Indomada. A Faculdade Pessoa de Moraes, de Duas Caras, serviu como cenário para os estudos de Antenor e Patrícia (Adriana Birolli), além de aparecer o jornal Diário de Notícias, de Senhora do Destino.

Briga com Walcyr Carrasco

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Aguinaldo Silva entrou em conflito com outros dois profissionais: Walcyr Carrasco e Wolf Maya, diretor da trama. O autor acusou seu colega de plagiar sua ideia durante um jantar que tiveram antes de estrear Fina Estampa e Morde Assopra (2011).

Aguinaldo garante que contou para Walcyr sobre a história do filho que estuda medicina que sente vergonha da mãe, no caso Antenor e Griselda. Na trama das sete, o personagem de Klebber Toledo não queria que as pessoas soubessem que sua mãe era uma faxineira e vendedora de doces, interpretada por Cássia Kis.

“Não existe ideia original em dramaturgia. Essa história me marca muito, desde criança, quando assisti a um filme americano em que a filha rejeitava a mãe negra”, afirmou Walcyr em entrevista ao Notícias da TV.

O NaTelinha noticiou a confusão e procurou a Globo no período em que os autores trocaram farpas. A emissora relatou que as histórias não eram iguais, conforme acusou Aguinaldo. “A direção conversou com os autores e entendeu que as personagens eram distintas e que, portanto, não havia conflito entre as tramas”.

Direitos autorais

Brigas, confusão de Torloni e namoro entre atores: Os bastidores de Fina Estampa

Em 2010, nos bastidores, a novela teria se envolvendo em uma confusão sobre direitos autorais.  De acordo com o Sylvio Guerra, conhecido como o advogado das estrelas, ele ajudou a Globo formatar os contratos dos alunos que, supostamente, participaram da criação da novela em uma Masterclass ministrada por Aguinaldo Silva.

“Aguinaldo fez contato com Manoel Martins (diretor de entretenimento da emissora em 2010) e me chamou: "Sylvio, eu conversei com o Manoel e ele me falou pra você ir ao jurídico da Globo e ver o que vocês vão resolver aí", ele estava apavorado com essa situação toda como está agora com ‘O Sétimo Guardião’. E ali minha intervenção junto ao jurídico foi a seguinte: eu sugeri ao departamento a optar pela contratação individualizada dos alunos do referido curso como colaboradores da novela Fina Estampa. E foi isso mesmo. Então passamos a construir um contrato. Resumindo: a Globo contratou os 15 alunos, pagou aos 15 alunos, apenas para esta obra certa. Então essa novela foi ao ar, foi um sucesso e foi tudo bem”, contou ao NaTelinha em 2018.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado