Repetição

Globo repete situações em quatro novelas seguidas às 19h

Areia, praia e sol foram cenário para os encontros dos pares românticos nas tramas


Renzo e Alexia
Divulgação/Globo

Depois do sequestro nos últimos capítulos, desistência de casamentos e filhos trocados, a Globo passou a utilizar, nas suas últimas quatro novelas das 19h,  um novo clichê de dramaturgia: o primeiro encontro dos protagonistas na praia. As sinopses de O Tempo Não Para, Verão 90, Bom Sucesso e a novata Salve-se Quem Puder utilizaram do mesmo recurso para iniciar o desenvolvimento das suas histórias românticas.

Respectivamente, Samuca se apaixonou por Marocas no Guarujá; João, Jerônimo e Manuzita se reencontraram na praia fictícia de Armação do Sul; em seguida,Paloma e Marcos despertaram interesse em Búzios; e na novela que estreou nesta segunda-feira (27), Alexia tem paixão à primeira vista com Renzo em Cancún, no México.

Confira abaixo o detalhamento desta repetição de recurso de dramaturgia na Globo, cujo setor atualmente é liderado pelo escritor Silvio de Abreu:

O Tempo Não Para (2018)

Globo repete situações em quatro novelas seguidas às 19h

A novela escrita por Mário Teixeira foi exibida entre 31 de julho de 2018 e 28 de janeiro de 2019. Com 156 capítulos e direção de Leonardo Nogueira, O Tempo não Para contou o romance entre o jovem empresário Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva).

O casal se conhece na história quando Samuca está surfando na praia do Guarujá e avista um imenso bloco de gelo e fica fascinado com a moça congelada, há 132 anos, dentro da estrutura. O iceberg desmorona e grandes pedaços caem em cima dele, que acaba sendo puxado pela correnteza até a areia da praia vermelha, junto com a filha de Dom Sabino. A sequência foi ao ar no primeiro capítulo.

Tendo como fundo sol, praia e areia, Samuca e Marocas, ao despertarem, sentem atração imediata e entram em clima de romance. O gatilho utilizado pelo autor serviu para iniciar o desenvolvimento da história de paixão à primeira vista entre os personagens protagonistas.

Verão 90 (2019)

Globo repete situações em quatro novelas seguidas às 19h

A novela contou a disputa de João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) pelo amor da atriz e apresentadora Manuzita (Isabelle Drummond). Eles fizeram parte do grupo infantil Patotinha Mágica, de grande sucesso nos anos 80.

Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Verão 90 voltou a utilizar o mesmo cenário da sua antecessora para dar o gatilho principal na história. Anos depois da separação do Patotinha, na década de 1990, Jerônimo se depara com João beijando Manuzita, que também acabaram de se reencontrar, na praia fictícia de Armação do Sul. A cena foi ao ar no final do segundo capítulo.

A partir deste momento, ele percebe que, mesmo depois de anos, nutria um sentimento ainda não resolvido por ela. O vai e vem do trio amoroso contornou todo o desenrolar da história dirigida por Jorge Fernando e que teve 154 capítulos. Verão 90 foi exibida de 29 de janeiro a 27 de julho de 2019.

Bom Sucesso (2019)

Globo repete situações em quatro novelas seguidas às 19h

Sol, praia e areia voltaram a ser pano de fundo para o primeiro encontro do principal casal em Bom Sucesso. De autoria de Rosane Svartman e Paulo Halm, a novela contou o romance entre a costureira Paloma (Grazi Massafera) e o playboy Marcos (Rômulo Estrela).

O gatilho para o desenvolvimento do amor entre eles ocorreu quando Paloma topou fazer uma faxina numa casa em Búzios e, durante o serviço, resolve dar um mergulho quando é surpreendida com um caldo junto com Marcos. "Relaxa, a praia está vazia, ninguém viu. E afinal de contas quem nunca tomou um caldo também, né? Esse mar muda muito, ele engana", disse Marcos, ao perceber que Paloma estava irritada com a situação.

"Você pode me tratar um pouquinho melhor? Porque a gente acabou de rolar na areia, isso significa que a gente já tem uma história", completou o empresário, já demonstrando interesse pela personagem de Grazi Massafera. A partir deste instante, os dois nunca mais se esqueceram.

Com direção de Luiz Henrique Rios, Bom Sucesso foi exibida entre 29 de julho de 2019 e 25 de janeiro de 2020, em um total de 155 capítulos.

Salve-se Quem Puder (2020)

Globo repete situações em quatro novelas seguidas às 19h

Escrita por Daniel Ortiz com direção de Fred Mayrink, Salve-se Quem Puder volta a ter a praia como protagonista na história. Em Cancún, no México, a atriz Alexia (Deborah Secco) vai gravar sua primeira novela na Globo e conhece o sensual Renzo (Rafael Cardoso), no momento em que ele sai do mar. "Minha nossa senhora da musculação", diz Alexia ao ver o bonitão pela primeira vez. A cena vai ao ar nesta terça-feira (28).

"É praticamente amor à primeira vista. Aquela atração fatal", relata Daniel Ortiz no vídeo de apresentação de Salve-se Quem Puder. "O Renzo é aquele cara que parecia um príncipe, um sonho, que acaba com a vida dela no dia seguinte", conta Deborah Secco.

Na história, após uma noite de amor, o rapaz rouba o amuleto de sorte da atriz e deixa o seguinte bilhete no quarto: "Foi lindo Alexia, mas complicado. Sinto muito".

Revoltada, ela convence Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada) a localizarem e descobrirem quem é, de fato, o misterioso Renzo. Nesta busca, durante um furação, as amigas se deparam com um assassinato que irá mudar seus destinos. Na nova trama das 19h, o personagem de Rafael Cardoso será par romântico de Alexia.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado