Hora do adeus

Fábula, personagens literários e muita emoção: A despedida de Alberto em Bom Sucesso

Empresário se despede da vida na companhia da família, dos amigos e livros


Antonio Fagundes
Alberto ganha festa de despedida em Bom Sucesso - Reprodução/TV Globo

Na reta final de Bom Sucesso, Alberto (Antonio Fagundes) convence Sofia (Valentina Vieira) a organizar uma festa de despedida para ele que nao quer ver a família e os amigos tristes após sua morte. A filha de Nana (Fabiula Nascimento) planeja uma grande recepção nos jardins da mansão que será interrompida por causa de uma forte chuva. Então, o empresário sugere que tudo seja montado na sua biblioteca e é aí que a magia acontece.

O dono da Prado Monteiro consegue reunir de uma só vez todas as pessoas importantes da sua vida. Além dos filhos de Alberto e da Paloma (Grazi Massafera), vão estar presentes os funcionários da editora, da casa e os amigos do milionário. De repente, conforme o anfitrião lê trechos das histórias de que mais gosta, cada um dos seus convidados surgirá travestido de um grande personagem da literatura. A cena vai ao no próximo dia 20. Confira!

Sofia arma festa de despedida em clima de emoção

Fábula, personagens literários e muita emoção: A despedida de Alberto em Bom Sucesso

Em Bom Sucesso, Sofia ficou arrasada quando surpreendeu uma conversa entre Alberto e o Dr. Mauri (Jorge Lucas) sobre a saúde do empresário. A filha da Nana não gostou de saber que o tratamento do avô não apresentou resultado. Quando questiona se o empresário irá morrer, o pai do marcos (Romulo Estrela) diz que isso já era previsto e que ele não pretende ver ninguém chorando sua morte. Então, sugere à menina que prepare uma festa de despedida.

A ideia logo será vista pela criança de forma positiva e os dois começam a programar o evento com muita empolgação. No dia marcado, cai um forte temporal e Sofia fica sem saber o que fazer. Alberto tem a ideia de transferir a recepção para sua biblioteca, o lugar mais cativo da casa. Todos os convidados comparecem ao evento e a noite será embalada por uma forte comoção.

Ao olhar para as pessoas que ali estão o dono da Prado Monteiro os enxergará como personagens clássicos da literatura citados ao longo da trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm. "Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a todos os amigos que aceitaram participar dessa cerimônia de despedida que minha querida Sofia e eu resolvemos organizar para que a minha partida seja o mais leve e divertida possível", agradece o editor. A cena vai ao ar dia 20 de janeiro.

Personagens da literatura e samba agitam o adeus a Alberto

Fábula, personagens literários e muita emoção: A despedida de Alberto em Bom Sucesso

Nos próximos capítulos de Bom Sucesso acontece a festa de despedida de Alberto. Organizada por Sofia, a neta do empresário consegue reunir amigos, familiares e funcionários em um só ambiente. A recepção seria nos jardins da mansão, mas acabou sendo transferida para a biblioteca do milionário por causa de uma forte chuva que começa a cair minutos antes da hora marcada.

O local não podia ser mais apropriado. Afinal, além de servir de cenário para a maior parte das cenas com o personagem de Antonio Fagundes, a biblioteca se encaixa perfeitamente na lúdica sequência. Então, o pai da Nana começa a noite agradecendo a presença de todos os seus convidados para, em seguida, citar personagens dos seus livros favoritos e que foram lembrados ao longo da trama das sete.

"Com os poderes que me foram concedidos, invoco meus amigos fiéis que moram nessas estantes e que fizeram da minha vida um aprendizado constante. Aqueles que nos momentos de fraqueza me trouxeram força, nos momentos de tristeza, alegria, nos de dúvida, certeza, e nos momentos de desânimo, esperança", lista o editor.

Na sequência, Alberto observa cada um que está à sua frente e enxerga como personagens tirados das páginas dos livros. A começar pelas crianças Sofia e Peter. "Se minha memória não me trai, vocês são... Peter Pan e Wendy, de Peter Pan, de J. M. Barrie", sinaliza.

Os próximos a serem citados serão Vicente (Gabriel Contente) e Gabriela (Giovanna Coimbra) como Romeu e Julieta de William Shakespeare. Alice (Bruna Innocencio) e Waguinho (Lucas Leto) dão vida a Pedro e Dora, do livro "Capitães de Areia" escrito por Jorge Amado.

Como ela de se esperar, Paloma será a protagonista do conto "Alice no País das Maravilhas". Já Marcos surge como Don Juan enquanto que Nana será vista pelo pai no papel de Cathy, de "O Morro dos Ventos Uivantes". Já o namorado da mãe da Sofia, Mário (Lucio Mauro Filho), aparece na cena travestido como Werther, personagem título de "Os Sofrimentos do Jovem Werther".

Ao olhar para a empregada Bezinha (Thais Garayp) o dono da Prado Monteiro a enxerga como sendo Macabéa, personagem de "A Hora da Estrela". Irmão da Paloma, Tonho (Anderson Müller) dá vida a Leonardo Pataca de "Memórias de Um Sargento de Milícias".

Por outro lado, a enfermeira Leila (Alexandra Martins) será a boneca Emília do "Sítio do Picapau Amarelo", obra de Monteiro Lobato. Aos olhos de Alberto, Machado (Eduardo Galvão) e Lulu (Carla Cristina Cardoso) se tornam a versão de Sherlock Holmes e Sherazade.

A fábula se completa com o empresário assumindo a identidade de Don Quixote e tendo o motorista Batista (Marcelo Flores) como Sancho Pança, e a amiga Vera (Angela Vieira) no papel de Dulcinéia, seu grande amor. A sequência termina com um grupo de sambista tocando "O Sol Nascerá", música do saudoso Cartola e que serviu de tema para a abertura da novela durante os meses em que esteve no ar. A cena vai ao ar dia 20 de janeiro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado