Tramas

Em um mês, Globo repetirá clichê de casamento interrompido em novelas


Casais terão casamento interrompidos
Fotomontagem NaTelinha

A Globo vai lançar mão de um dos maiores clichês da teledramaturgia nacional: o casamento interrompido. A tática será utilizada em todas as suas novelas inéditas em menos de um mês.

É que em “Verão 90”, “Órfãos da Terra” e “A Dona do Pedaço” haverá em algum momento festas de casamentos que não serão finalizadas em virtude de algum tipo de imprevisto.

O primeiro caso se dará em “Verão 90”, em cenas previstas para irem ao ar já nesta segunda-feira (22), Larissa (Marina Moschen) abandonará seu casamento com Quinzinho (Caio Paduan) ao perceber que foi manipulada para esquecer Diego (Sérgio Malheiros).

Poucos dias depois, possivelmente no dia 30, ou seja, na semana seguinte, será a vez de “Órfãos da Terra”. Dessa vez o casamento ocorrerá, mas a festa não. É que Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia) chegam a se casar, mas o vilao Aziz (Herson Capri) interromperá as comemorações para buscar sua noiva, Laila.

Por fim, será a vez de “A Dona do Pedaço”. A novela das 21h que estreia dia 20 de maio tem cenas previstas já para a primeira semana em que o casamento da protagonista, Maria da Paz (Juliana Paes) é interrompido quando sua avó, vivida por Fernanda Montenegro, dará um tiro no noivo, personagem de Marcos Palmeira.

O recurso de casamentos que não terminam é velho e vira e mexe volta à telenovela. Semana passada, a reprise de “Cordel Encantado” teve um caso desses com Açucena (Bianca Bin) abandonando o príncipe Filipe (Jayme Matarazzo) no altar, fugindo com Jesuino (Cauã Reymond).

O NaTelinha conversou com pelo menos três autores antigos da Globo que confirmaram que este tipo de recurso era proibido de se repetir em novelas que estavam no ar ao mesmo tempo. “Nem o Boni nem o Daniel Filho permitiam nada parecido nas três novelas ao mesmo tempo”, comentou um deles que pediu para não ser identificado.

Outro autor lembrou que chegou a ter uma sequência inteira de capítulos atrasada a pedido de Boni porque teria uma única cena igual a de uma novela das 21h. “Como a novela das nove tinha preferência, atrasou tudo e tive de mudar a cena”, concluiu ele que também solicitou anonimato.

Já não é de hoje que a Globo tem revisto sei padrão de temas ou sequências parecidas em suas novelas. No ano passado, a novela das seis, “Espelho da Vida” e a das sete “O Tempo não Para” tinham temas semelhantes, “Viagens no Tempo”, embora com enfoque muito diferente.

O público parece não se importar. Rosely Maia comenta que adora esse tipo de clichê em novelas: “É tão lindo quando um casamento não termina porque alguém corre para salvar a noiva”, riu ela lembrando também que se diverte com casamentos com sequências de humor pastelão.

Gostando ou não, fato é que esse é mais um dos recursos que serão utilizados com frequência nos próximos capítulos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado