Reconhecimento

"Um dia a história vai pôr 'Babilônia' em seu devido lugar", diz Fernanda Montenegro


fernanda-montenegro_236d162bc446eaf50e33e0b8bd7e9e91fcb85037.jpeg
Fernanda Montenegro em "Babilônia" - Divulgação/Globo

A atriz Fernanda Montenegro, que lançou recentemente na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) uma fotobiografia, fez uma menção especial à "Babilônia" em um dos textos da publicação.

A novela, de autoria de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, foi um dos maiores fracassos dos últimos anos mas Fernanda, intérprete da advogada Teresa Petruccelli, fez questão de defender a importância da trama.

"Um dia a história vai pôr 'Babilônia' em seu devido lugar. Foi a primeira novela da Globo a ter muitos personagens negros sem que nenhum deles entrasse em cena servindo mesa. Os negros estudavam e se formavam. Isso foi desafiador. Era a negritude no protagonismo. Mas só quiseram falar do beijo das duas senhorinhas!'.

Além da questão envolvendo os negros, Fernanda Montenegro falou sobre o choque gerado na sociedade por conta do beijo que ela protagonizou com Nathalia Timberg logo no capítulo de estreia. Nathalia, intérprete da Estela, era casada com Teresa e mães de Rafael, vivido por Chay Suede.

Fernanda relembrou que a ideia do beijo foi dada por ela mesma: "Sugeri o beijo entre mim e Nathalia quando ensaiávamos a cena. Demos um beijinho afetuoso de amor, sem língua ou qualquer outra coisa. Aí ocorreu a rejeição toda, que me surpreendeu. Queriam preparar o público para que o beijo entre as personagens ocorresse só no fim da novela. Não aceitei, pois minha personagem começava a trama casada com a personagem da Nathalia havia quarenta anos. Não fazia sentido esperar seis meses para beijar no último capítulo. Mas o público ficou chocado porque o beijo foi entre duas velhas. Se fosse entre jovens, ninguém ligaria", encerrou a atriz.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado