Levantamento

Audiência despenca e RecordTV e SBT começam a sentir prejuízos na guerra contra a TV paga

Programas perdem Ibope nesta quinta-feira (30), primeiro dia sem sinal analógico em São Paulo


recordtv-sbt-redetv_d06eb5b3862a3131428a37bb43f8051d40b20f54.jpeg
Foto: Divulgação

No primeiro dia após o apagão analógico na região metropolitana de São Paulo e da saída de RecordTV, SBT e RedeTV! das operadoras de TV paga, a audiência de dois dos três canais sofreu um forte abalo nesta quinta-feira (30).

A RecordTV, que vinha registrando altos índices no período vespertino, viu seu carro-chefe do horário, o “Balanço Geral”, despencar para 5,5 pontos, ante 9 do dia anterior e também da quinta passada (23), perdendo quase metade de seus telespectadores na Grande SP.

A queda também afetou os outros programas das tardes da emissora. A novela “Ribeirão do Tempo”, que chegou a 6,6 pontos na quarta (29) e 6,2 no último dia 23, marcou apenas 4,1 pontos, caindo 20%.

Já no horário nobre, a perda da RecordTV também foi bastante significativa, com a reprise de “A Escrava Isaura” saindo de cerca de 11 pontos para 7,8 e a bíblica “O Rico e Lázaro” caindo de 12 para 8,8 pontos, o que representa uma redução de aproximadamente 30% nos números.

Com as quedas, a RecordTV deixou de distanciar-se do SBT na disputa pela vice-liderança em São Paulo e passou a disputar de igual para igual com a emissora de Silvio Santos, computando 5,2 pontos de média-dia (das 7h às 23h59) e empatando com a concorrente.

SBT

Com o SBT, a situação não foi muito diferente. Já nas madrugadas foi possível perceber a sensível queda do canal, com o "SBT Notícias" caindo cerca de 1 ponto na faixa, o que representa 30% de sua audiência.

Nas manhãs da emissora, a maior redução foi do jornalístico “Primeiro Impacto”, que voltou ao horário após uma curtíssima temporada na faixa do almoço, dando 2,4 pontos ante 3,3 do “SBT Notícias”, que ocupou o horário nas últimas semanas, na semana anterior.

Apesar de o carro-chefe matinal da emissora, o “Bom Dia & Cia”, não ter sofrido tanto na audiência, o programa marcou 6,1 pontos de média, ante 5,4 da quinta-feira passada - quando foi até o meio-dia por conta da estreia do “Primeiro Impacto” - e 6,6 no dia anterior ao apagão.

O começo da tarde trouxe um “Primeiro Impacto” com Marcão do Povo registrando apenas 3,2 pontos, quase a mesma audiência do “Fofocalizando”, que viu seu índice cair de cerca de 5 pontos para 3,3.

Outra atração que patinou nos números foi o “Casos de Família”, que teve ontem 4,2 pontos, ante 5,8 na semana anterior. Já as novelas caíram em média 1 ponto no período, saindo de cerca de 6 para 5.

No horário nobre, a emissora de Silvio Santos também apresentou queda, embora menos acentuada que a RecordTV, registrando 4,7 pontos com o “SBT Brasil” (contra 7 da quinta anterior), 7,8 com a novela “Carinha de Anjo” (10,8) e 6,8 com a reprise de “Chiquititas”, que na última semana marcou 10,1 pontos.

A seguir, o “Programa do Ratinho” atingiu 7,3 pontos, abaixo dos índices da noite anterior e praticamente o mesmo da quinta passada (7,4), quando concorreu com o jogo da seleção brasileira na Globo.

Outras emissoras

A RedeTV!, que também compõe a joint-venture Simba, não obteve alteração expressiva em seus números, apesar de apresentar alguma oscilação negativa na média-dia (0,3 pontos contra 0,5 da semana anterior).


A Globo, por sua vez, cresceu nesta quinta; "Rock Story" registrou 29 pontos

A Globo foi a principal beneficiária da saída das demais emissoras da TV paga, marcando números mais expressivos no decorrer desta quinta-feira. O “Bom Dia Brasil”, por exemplo, registrou 11,2 pontos, ante 10,5 na quinta anterior. Já o "Vídeo Show" subiu de 10,5 para 11,8 e as novelas da noite tiveram acréscimo expressivo, com “Rock Story” saindo de 22,7 para 29,1 e “A Lei do Amor” de 33,0 para 35,8, ainda que, na semana anterior, o jogo da seleção brasileira tenha interferido no horário e na duração das tramas globais. “Novo Mundo”, que já vinha numa crescente, marcou ontem 23,7 pontos.

A Band não teve alteração significativa em sua audiência, com média-dia oscilando 4 décimos (2,4 a 2,8), mas o programa “Brasil Urgente”, com José Luiz Datena, chegou a registrar picos de vice-liderança, vencendo, ainda que por alguns minutos, o “Cidade Alerta”, da RecordTV, e a novela do SBT.

Disputa

A guerra entre emissoras e operadoras de TV paga está longe de ter um fim. Apesar dos avanços, as negociações com Vivo ainda não tiveram desfecho. O grupo América Móvil, responsável por Net, Claro e Embratel, mantém diálogo com a Simba, mas não mostrou evolução nas conversas. A Sky sequer aceitou negociar com a joint-venture.

Com a queda da audiência, cresce a percepção de que as emissoras podem recuar da pedida, evitando que essa perda de público se reflita na diminuição de anunciantes e, consequentemente, do faturamento.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado