Notícias

Top 5 NT: As cinco inovações que a RedeTV! trouxe em seu tempo no ar

Emissora completa 17 anos nesta terça-feira (15)


redetvlogo.jpg
Fotos: Divulgação
Completando 17 anos nesta terça-feira (15), o NaTelinha mostra que não é só de tosqueiras que vive a RedeTV!. É bem verdade que são elas que fazem o canal ser lembrado, mas a emissora tem muitas qualidades e principalmente inovações, muitas delas técnicas e feitas pelo seu bom jornalismo. 
 
Fazendo justiça à isto, este Top 5 NT mostra para você esta lista com cinco inovações que a RedeTV! trouxe para o mercado de televisão, em qualquer categoria. 
 
1 - Leitura Dinâmica
 
Jornal que está no ar desde 1999 na grade da emissora - e de forma diária desde 2001 -, o "Leitura Dinâmica" virou exemplo no fim da noite para as outras emissoras. 
 
Resumo curto do dia, foi o primeiro que introduziu notícias de personalidades, cinema, música, artes, divertimento eletrônico, internet e tecnologia no fim de noite. Inicialmente o "Leitura Dinâmica" teve apresentação de Rita Lisauskas. Porém,  com Renata Maranhão a atração ganhou identidade e fama, sendo satirizado até pelo programa "Pânico". 
 

Foto: Divulgação/ RedeTV! 
 
Renata ficou quase dez anos no telejornal, entre 2003 e 2012, e desde então, o programa é apresentado por Érica Reis (foto/acima), sendo exibido diariamente na programação da emissora. 
 
Entre 2008 e 2012 o "Leitura Dinâmica" chegou a ter uma edição matinal, mas não vingou.
 
2 - Primeira emissora totalmente em HD
 
Em 2 de dezembro de 2007, o sinal em alta definição foi lançado no Brasil, e todas as emissoras começaram as suas transmissões em alta definição. Porém, quase nenhuma produção em HD era realizada. 
 
A grande maioria dessas produções eram feitas pela RedeTV!. Assim que o sinal HD chegou, ela se gabou de ser "a única emissora 100% HD do Brasil". Todas as suas produções próprias eram em alta definição, em plenos 2008, quando TV em HD era raridade de luxo ainda. 
 
Na época, foram investidos cerca de 12 milhões de dólares na digitalização total, além da construção de CTD (Centro de Televisão Digital) de Osasco, sua moderna sede até hoje. 
 
3 - Primeira transmissão em 3D
 
Numa atitude até ousada, já que se dizia que a largura da banda de sinal no Brasil era estreita demais para sinal em 3D, a emissora fez a primeira transmissão em 3D no dia 23 de maio de 2010, dentro do "Pânico na TV!". 
 
 
Na época, cerca de 200 telespectadores tinham apenas a tecnologia, mas isto foi um marco, se tratando que o Brasil ainda não tinha sequer experiências neste fato. 
 
Até hoje, as transmissões são feitas, mas estão restritas à Grande São Paulo e para poucos programas, como o "Mariana Godoy Entrevista". 
 
4 - Transmissões no Facebook 
 
A transmissão ao vivo de programas e especiais no Facebook foi algo feito pela primeira vez pela RedeTV! entre as grandes redes no Brasil, exibindo o "RedeTV! News" e projetos especiais. 
 
 
A apoteose aconteceu nas transmissão das eleições de 2016 com os debates para prefeituras de várias cidades. O debate do Rio de Janeiro teve a maior audiência no segundo turno, quando cerca de 40 mil pessoas assistiram a disputa entre Marcelo Freixo e Marcelo Crivella
 
No total, foram mais de 10 milhões de visualizações, a transmissão ao vivo mais vista da história do Facebook.
 
5 - CTD de Osasco 
 
 
Inaugurado em 12 de setembro de 2009, contando com uma grande festa que teve a presença do então ex-presidente Lula, o CTD de Osasco foi inaugurado depois de um alto investimento. 
 
Situado em uma área de 60 mil metros quadrados, o CTD tem uma estrutura que comporta oito estúdios de última geração, avançado centro tecnológico, amplo espaço para produções e jornalismo, além de uma área reservada para departamentos administrativos e direção. 
 
 
A estrutura de rede do CTD, em fibra ótica de altíssima velocidade e 1 petabyte de capacidade de armazenamento de imagens, interliga as áreas de produção, dando acesso a 100% das informações, algo comparado as grades redes americanas. 
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado