Notícias

Em especial de 10 anos, "Profissão Repórter" resgata personagens do programa


CacoBarcellos-ProfissaoReporter-grande.jpg
Divulgação/TV Globo

Na noite desta quarta-feira (8), a Globo irá exibir um "Profissão Repórter" totalmente especial: será a edição comemorativa dos 10 anos do programa comandado por Caco Barcellos.

A atração vai atrás de personagens que fizeram história e comoveram o Brasil nestes últimos dez anos, por buscarem realizar o seu sonho, mesmo em adversidades pesadas.

Caco Barcellos, por exemplo, voltou ao garimpo do Creporizão, no município de Santarém, no interior do Pará. Ele praticamente refez uma matéria de 2008, primeiro ano do jornalístico como programa fixo na grade da Globo, que mostrava a rotina dos pilotos do garimpo.

Na época, eles trabalhavam sem a estrutura necessária, com direito a pistas curtas e de chão batido, aviões antigos e sem equipamentos eletrônicos. Em 2016, a situação encontrada pelo jornalista não foi muito diferente dá vista anteriormente.

Caco comenta que os trabalhadores citados são heróis, justamente por se submeterem a uma situação tão terrível: "Eles são grandes aventureiros, chegam lá sonhando com prosperidade e fortuna, ganham um dinheiro relativamente fácil. Mas, salvo exceções, o sonho vira fumaça".

O personagem da reportagem é Leco Neves. Oito anos depois, ele segue como piloto de aviões que levam o que é garimpado, mas sem realizar o sonho de fazer uma viagem intercontinental. Atualmente, Leco trabalha com aviões ainda menores, fazendo a pulverização de lavouras.

O "Profissão Repórter" vai ao ar nesta quarta às 23h15, logo após "Velho Chico", que excepcionalmente irá ao ar mais tarde, a partir das 22h30, por causa do jogo do Brasil na Copa América Centenário.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado