Notícias

De volta ao Brasil, Renato Machado estreia nesta sexta no "Globo Repórter"

Jornalista passou quatro anos como correspondente da Globo em Londres


renatomachado-fotogrande.jpg
Divulgação/TV Globo

Depois de quatro anos como correspondente em Londres e participando de telejornais como "Bom Dia Brasil" e "Jornal da Globo", o jornalista Renato Machado está de volta ao Brasil.

Segundo comunicado enviado pela Central Globo de Comunicação, Renato será exclusivo do "Globo Repórter". A estreia será já nesta sexta-feira (3), com uma matéria sobre relação de jovens com a arte no Brasil.

Machado e sua equipe viajaram para algumas cidades brasileiras, para Nova York (EUA) e também Friburgo, na Suíça. O jornalista apurou como a arte pode mudar a vida de jovens que vivem em comunidades pobres e conta a trajetória percorrida por brasileiros que venceram dificuldades e estão brilhando no Brasil e no exterior.

A reportagem começa ao contar a história do Instituto Baccareli, uma escola construída há 20 anos, depois de um incêndio na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O local atende mais de 1.300 crianças a partir de quatro anos de idade. Entre eles, Felipe, que escolheu aprender a tocar viola clássica por causa do som, e Aline, que fez mestrado em música clássica na Suíça e acabou ficando por lá. Hoje, ela vive cercada de montanhas e castelos e se aperfeiçoa no trombone, fazendo parte de uma orquestra.

Em Nova York, Machado encontra Ingrid, a bailarina carioca que aprendeu a dançar em um projeto da Mangueira e está fazendo sucesso nos palcos americanos. Ela conta que a adaptação foi difícil, mas depois de oito anos, ela adora morar e viver do balé nos Estados Unidos. No Brasil, uma descoberta: Trancoso, a cidade que respira música clássica e tem um dos festivais internacionais mais lindos do país.

O "Globo Repórter" vai ao ar logo após a novela "Velho Chico". Atualmente, o programa jornalístico marca médias entre 22 e 24 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado