Notícias

Crise econômica de 2002 fez TV por assinatura quase acabar no Brasil

"Eu Paguei Pra Ver" relembra histórias e curiosidades da TV paga brasileira


tv-assinatura0106.jpg
Fotos: Divulgação

A principal reclamação das operadoras de TV por assinatura do Brasil atualmente é de que a grave crise econômica que o país vive tem derrubado o número de assinantes - que caiu 4% em um ano, como noticiou o NaTelinha recentemente. 

Porém, se em 2016 as coisas estão difíceis, em 2002 a coisa foi muito pior. Como é notório, a grande maioria das programadoras de TV paga no Brasil são estrangeiras. Em 1994, quando o mercado começava no país, o Plano Real estabilizou a moeda e a deixou com praticamente o mesmo valor do dólar, o que favorecia essas empresas, que pagavam tudo com o dinheiro americano. Com isso, elas apostaram cada dia mais em equipamentos e formas de transmissões mais modernas, além de trazer cada vez mais canais. 
 
O problema foi quando a moeda desvalorizou completamente. Em 2002, o dólar chegou a valer quase 4 reais, o que inflacionava não somente a compra de equipamentos, mas também as dívidas que estes canais tinham. O valor do "tombo" foi repassado aos assinantes, que já eram poucos. O número de assinantes começou a cair e não se tinha noção na época de quando subiriam mais uma vez. Aliás, apenas uma coisa aumentou na época: a dívida das operadoras.
 
Segundo o jornal Folha de S.Paulo em 16 de agosto de 2002, a dívida da Net na ocasião subiu 275% em apenas três meses. Em abril ,era de 83 milhões de reais. Em julho já somava mais R$ 312 milhões. Neste mesmo período, a operadora também teve uma queda bem brusca em suas receitas de TV paga e internet - mais exatamente de 2,1%. 
 
 
Na ocasião, a redução no número de assinantes foi muito parecida com a de 2016. Em abril de 2002, havia 1,398 milhão de assinantes. Em agosto, apenas 1,266, uma queda de 3%. 
 
O jeito na época foi as operadoras renegociarem seus contratos com as programadoras por valores menores. Executivos diziam na imprensa que, se isso não fosse feito, a TV por assinatura no Brasil corria risco de chegar ao fim, porque as dívidas estavam ficando estratosféricas e não seriam possíveis pagá-las. 
 
Hoje, é difícil que isso aconteça. O mercado é bem maior e muito mais solidificado. Mas a crise é, inegavelmente, a mais grave depois do que houve em 2002. 
 

Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, é responsável por reportagens variadas e especiais. Na coluna "Antenado", fala sobre TV aberta quando a necessidade pedir. Já no "Eu Paguei Pra Ver", conta histórias curiosas sobre a TV por assinatura no Brasil. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado