Notícias

Estudo diz que pelo menos 35 jornalistas foram agredidos em 2015


jornalismo0705.jpg
Foto: Divulgação
Um levantamento divulgado nesta semana pela organização não-governamental Artigo 19 indicou 35 violações contra a liberdade de expressão de comunicadores brasileiros em 2015. 
 
Foram identificados assassinatos, tentativas de homicídio e ameaças contra jornalistas, radialistas e blogueiros devido ao exercício de suas funções. Com isso, a ONG contabiliza 121 comunicadores vítimas de algum tipo de violência entre 2012 e 2015. 
 
Ao longo do ano, a Artigo 19 identificou seis mortes de comunicadores relacionados à atividade profissional. Em três casos, segundo o relatório, os assassinatos têm ligação com denúncias feitas pelas vítimas contra políticos, governo local ou crime organizado. 
 
Em dois casos, as mortes ocorreram devido a investigações conduzidas por comunicadores. Há ainda uma ocorrência em que o homicídio foi motivado pela opinião expressa pela vítima sobre políticos da região onde trabalhava. Desses, cinco casos ocorreram no Nordeste – dois no Maranhão, um no Ceará e outro em Pernambuco. Minas Gerais registrou uma morte. A região Nordeste também teve o maior número de casos na análise do total de violações: 57% das ocorrências. 
 
O Maranhão respondeu sozinho por 20% dos atentados contra a liberdade de expressão, o mesmo percentual contabilizado em toda a região Sudeste (20%). No Norte, aconteceram 11% dos fatos narrados no relatório, no Sul, 9%, e no Centro-Oeste, 3%.
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado