Notícias

Produtora de "Shrek", DreamWorks é vendida para o grupo NBC Universal


dreamworks-animation.jpg
Divulgação

Nesta sexta-feira (22), a produtora de filmes DreamWorks, que dentre outros título, assina a franquia "Shrek" e "Kung Fu Panda", anunciou que foi vendida para o grupo NBC Universal, um dos maiores do mundo.

Os valores não foram anunciados, mas estimativas do mercado dizem que negócio beirou a casa dos 3,8 bilhões de dólares, cerca de 13,3 bilhões de reais na atual cotação.

A negociação será finalizada somente no fim deste ano, já que depende da aprovação de determinados órgãos, mas o estúdio em si já é tido como parte da Universal Filmed Entertainment Group. Com esta importante aquisição, a NBC Universal planeja expandir seus investimentos em filmes, televisão, parques temáticos e produtos licenciados, e finalmente poder bater de frente com sua concorrente, a Disney.

"A Dreamworks nos ajudará a aumentar nosso volume de negócios com programas para televisão, parques temáticos e produtos derivados", afirma um comunicado assinado por Steve Burke, diretor da NBCUniversal. Cada acionista da DreamWorks receberá 41 dólares por título, um lucro de 27% na comparação com a cotação de quinta-feira (28) em Wall Street.

Os estúdios Universal já têm em catálogo numerosos sucessos de bilheteria, como as franquias de "Jurassic Park", "Harry Potter" e "Velozes e Furiosos", que deram origem, por exemplo, a livros, videogames, parques temáticos e outros produtos, como roupas e acessórios.

A Dreamworks atualmente emprega mais de 2 mil funcionários, tem um volume de negócios anual de quase 900 milhões de dólares, obtido com um número limitado de produções. Com a operação de hoje, a DreamWorks  era até agora o mais importante estúdio independente de desenhos animados em Hollywood. A sua história final se funde com sua maior concorrente, a Pixar, que também foi vendida a um gigante das comunicações - o grupo Walt Disney em 2006 por 7,4 bilhões de dólares.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado