Notícias

Repórter Rafael Machado fala sobre Gugu, Rezende e carreira na Record

Jornalista de 25 anos fala sobre sua carreira


rafa_machado.jpg
Acervo Pessoal
Um dos jornalistas mais jovens atualmente no ar em rede nacional, Rafael Machado, com apenas 25 anos, vem despontando como aposta da Record em novos rostos para a telinha.
 
Rafael, que nasceu no Rio Grande do Sul, mesmo Estado onde começou sua carreira, está há quase cinco anos na emissora - tendo passado por Porto Alegre e desde o começo de 2015, em São Paulo.
 
 
Atualmente como repórter do “Programa do Gugu”, atração que, mesmo sendo semanal, lhe exige dedicação integral para viagens por todo o Brasil, o repórter coleciona desafios de um veterano. “Passei pelos principais jornais da casa, como o Fala Brasil, Cidade Alerta e o Domingo Espetacular (…) Apresentei o primeiro Balanço Geral com 24 anos em Porto Alegre, recebi a missão de substituir o Gottino em São Paulo..Depois apresentei o Balanço Geral de Campinas, nas férias do Jair Duprá”, enumera. 
 
Com exclusividade, Rafael Machado também conversou com o NaTelinha sobre outros assuntos ligados à carreira e às pessoas mais próximas na Record, como Gugu e Marcelo Rezende, a quem demonstra ter bastante gratidão.
 
Confira:
 
NaTelinha - Rafael, você veio da Record do Rio Grande do Sul, chegou a São Paulo, passou pelo jornalismo, tanto como repórter e apresentador. Que saldo faz de 2015?
 
Rafael Machado - Saldo positivo, com certeza. Neste ano que passou, a Record me deu a oportunidade de mostrar um pouco da minha versatilidade no ar. Estou sempre pronto para encarar novos desafios, é o que me move. E em 2015, passei pelos principais jornais da casa, como o Fala Brasil, Cidade Alerta e o Domingo Espetacular. Eu não imaginava que iria participar de tantas atrações em tão pouco tempo. Me mudei de última hora para São Paulo e desde então, literalmente, não parei. E isso é ótimo porque assim a gente consegue ampliar os horizontes e enxergar as coisas de um outro ângulo. E a televisão exige isso da gente.
 
NaTelinha - 2015 também foi o ano que você apresentou 3 edições do “Balanço Geral” em momentos diferentes: em Porto Alegre, Campinas e São Paulo, principal praça do Brasil. Além disso, também foi o apresentador mais novo da história do formato. Como foi isso? Como o público repercutiu?
 
Rafael Machado - Foi gratificante. Apresentei o meu primeiro Balanço Geral com 24 anos, em Porto Alegre. Lá, fiz as férias do meu amigo Alexandre Mota e na sequência, recebi a missão de substituir o Reinaldo Gottino, em São Paulo. Depois, em setembro, apresentei o Balanço Geral de Campinas, nas férias do apresentador Jair Duprá. Uma experiência incrível, já que o Balanço é um formato de sucesso em todo o país. E ao mesmo tempo, um grande desafio, já que você precisa saber conversar com o público de cada região. Me senti muito a vontade e, sem dúvidas, foi muito enriquecedor. E o retorno de quem acompanhou foi interessante, recebi mensagens que me surpreenderam positivamente.
 
NaTelinha - Ao longo de 2015, boa parte do ano você desempenhou a função de repórter do Programa do Gugu, desbancando nomes até mais experientes e que concorriam ao cargo. Como vê esse desafio, que vai se repete agora em 2016?
 
Rafael Machado - Uma grata surpresa. Quem nunca quis trabalhar com o Gugu? Logo no início, eu apresentava um quadro de notícias na redação e a gente ficava trocando ideias sobre alguns assuntos no ar. É uma grande escola, porque o Gugu e toda a equipe, com a direção do Virgílio Abranches, têm uma visão muito interessante sobre essa linha de programa. É uma oportunidade incrível de desenvolver um trabalho diferente e de contar grandes histórias. E o Gugu, nem se fala. Trabalhando com ele a gente descobre porque faz tanto sucesso: é uma pessoa humilde, atenciosa e um profissional completo. Fazer parte do programa de um dos maiores comunicadores da história da TV brasileira, para mim, é um grande presente.
 
NaTelinha - Ainda nesses vários trabalhos que você fez para Record, teve a passagem pelo Cidade Alerta. Como foi trabalhar com Rezende? Como é a relação que tem com ele?
 
Rafael Machado - Trabalhar ao lado do Marcelo Rezende é aprender todos os dias. Eu já admirava o trabalho dele antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente. O Marcelo me chamou várias vezes na redação para dar algum tipo de orientação ou mostrar onde eu poderia melhorar. Eu não esqueço de um episódio que me marcou muito: eu estava fechando uma reportagem sobre um crime que era o assunto do momento, a matéria foi ao ar e no dia seguinte a gente se encontrou nos bastidores. E o Marcelo, com aquela voz marcante, disse: "O Guguzinho (apelido que ele me deu), você estava com a faca e o queijo na mão ontem e esqueceu de um detalhe. Você poderia ter começado a matéria assim, encaminhado de tal jeito e encerrado dessa forma." Eu fiquei parado observando o Marcelo Rezende na minha frente. Ele estava com um pedaço de papel na mão, anotando tudo aquilo que eu poderia ter feito e não fiz. Guardo esse pedaço de papel comigo com muito orgulho. O Marcelo é uma referência, tem uma baita história no jornalismo e é único na maneira de apresentar e reportar.
 
NaTelinha - No fim do ano passado, você foi um dos apresentadores da Retrospectiva dos Famosos. Como foi ficar à frente de um projeto como esse e ao lado de jornalistas renomados como Thatiana Brasil, Lorena Coutinho e Michael Keller?
 
Rafael Machado - Fiquei feliz com o convite da direção de jornalismo da Record e também pela confiança depositada em mim, pois era um projeto bem diferente daquilo que eu estava acostumado a fazer. A responsabilidade de apresentar uma Retrospectiva, mesmo num outro segmento, é grande, ainda mais ao lado de tantos profissionais de qualidade. Mas a parceria foi excelente, trabalhei ao lado de uma pessoa que eu já conhecia e que admiro e gosto muito, a Thatiana Brasil. Ficamos amigos no programa do Gugu. E o Michael e a Lorena, nem se fala, são excelentes. E tem ainda toda a equipe do Núcleo de Especiais. Com esse time, o trabalho fluiu fácil e o resultado pode ser visto no ar.
 
NaTelinha - Seu Instagram tem quase 20 mil seguidores. No Facebook, mais de 5 mil likes e cerca de 2 mil seguidores no Twitter. Como é a relação com seus fãs? Já foi reconhecido nas ruas pelo trabalho? Como foi isso?
 
 
Rafael Machado - É muito legal esse retorno do público, gosto muito de interagir com o pessoal que acompanha o meu trabalho e que torce por mim. Tudo aconteceu muito rápido, de uma hora pra outra mais seguidores apareceram e quando vi já tinham criado até fã-clubes no Instagram. Tem as "rafaeletes", as "guguzinhas" (culpa do Marcelo Rezende), hehehe... Esses dias me pediram pra criar um Snapchat, relutei mas acabei cedendo. A correria é diária mas eu tento dar o máximo de atenção possível porque penso assim: se todas essas pessoas dedicam um pouco do dia para me enviar mensagens e tantas demonstrações de carinho, o mínimo que posso fazer é responder, acompanhar e agradecer imensamente. Fico feliz, mesmo.
 
NaTelinha - Mesmo bastante novo, você já passou pela reportagem de vários programas e também pela apresentação. Que tipo de projeto, formato ou atração tem sonho de fazer para o futuro? Como se enxerga daqui alguns anos?
 
Rafael Machado - Olha, tenho vontade de fazer muita coisa ainda. Inclusive, estou preparando uma novidade que vou contar para vocês do NaTelinha em primeira mão: em breve vou lançar o meu canal no Youtube com um conteúdo bem bacana para quem me acompanha nas redes sociais. Sobre os projetos... Um diretor que trabalhou comigo na temporada passada do Gugu me dizia: "Rafael, você é ao vivo.". Isso me fez refletir. De fato, eu tento ser muito dinâmico no que eu faço e adoro essa adrenalina. O meu negócio sempre foi o ao vivo. Gosto desse contato direto com quem está do outro lado da tela, trocar ideia, conversar. A Record me deu a oportunidade de mostrar esse meu lado apresentador, tenho vontade de explorar mais isso. Quem sabe?
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado