Notícias

Lawrence Wahba fala sobre novo programa no Nat Geo em entrevista exclusiva

"Todas as Manhãs do Mundo" estreia neste dominhgo (04)


lawrence_wahba.jpg
Divulgação

Investindo cada vez mais em programação para o público brasileiro, o Nat Geo estreia neste domingo (04), às 22h15, o "Todas as Manhãs do Mundo", com o biólogo Lawrence Wahba.

No programa, Lawrence viaja pelo Brasil, Canadá, México, Noruega e Zâmbia em busca de imagens impressionantes e momentos de tirar o fôlego. A série percorre os cinco santuários naturais para captar o momento em que os animais noturnos se recolhem e os animais de hábitos diurnos saem em busca de comida e sobrevivência ao longo do dia.

Encontros com bichos pouco vistos até hoje, o nascer do sol em diferentes pontos de vista - do deserto ao fundo do mar - e a impressionante harmonia em que a "troca de turno" acontece faz de "Todas As Manhãs do Mundo" a grande estreia do mês de outubro do Nat Geo.

Nesta entrevista exclusiva ao NaTelinha, Lawrence Wahba conta detalhes do programa, das aventuras que já viveu na carreira e também conta algo que ainda não viveu, mas que gostaria de experimentar.

Ele também é sincero sobre a qualidade do que vai ao ar: "Sem falsa modéstia, trata-se da maior produção de documentário de natureza da história da TV brasileira!".

Veja a entrevista na íntegra:


Foto: Lawrence Wahba


NaTelinha - Como surgiu a ideia do programa?

Lawrence Wahba -
A ideia original é da produtora francesa Bonne Pioche, a biologa Judith Haussling criou o projeto "Une Matin Sur Terre" que mostra o amanhecer em diferentes biomas do planeta, um momento em que os animais noturnos se recolhem e os diurnos começam suas atividades. Fui chamado pra ser um dos cinegrafistas desse projeto e levei pra 20th Century Fox e pra NatGeo a ideia de fazer uma série sobre as aventuras de um brasileiro registrando o amanhecer nos santuários naturais mais inóspitos do planeta.

Assim, além de mim e dos cinegrafistas franceses, tínhamos sempre algum cinegrafista brasileiro (Tatiana Lohman, Humberto Bassaneli, Evandro Fontana e Marcelo Skaf), registrando meu trabalho. Depois das filmagens, cada produtora (a Canal Azul no Brasil e a Bonne Pioche na França) trabalhou sua pós-produção de forma independente. A nossa tem roteiro, trilha original, montagem, finalização... 100% brasileiras!


NaTelinha - Além de apresentar, você dirige o programa. Quais são suas prioridades ao capturar a vida dos animais? O que quer mostrar ao público?

Lawrence Wahba -
O amanhecer é riquíssimo do ponto de vista biológico, mas é também uma metáfora pra o começo de um novo ciclo. Eu procuro sensibilizar as pessoas a preservarem as maravilhas que restam em nosso planeta. Ninguém pode gostar do que não conhece, por isso tento trazer esses animais pra dentro da casa das pessoas e mostrar que devemos preserva-los.


NaTelinha - De todos os países que você visitou para ver o programa, qual o mais bonito ou que mais lhe trouxe histórias interessantes?

Lawrence Wahba -
Sempre que me perguntam isso respondo com outra pergunta: De todos os restaurantes que você comeu qual tem a melhor comida? Você não consegue comparar sushi com churrasco com massa... Assim como não consigo comparar floresta, com deserto, com savana... Filmamos cerca de 8 semanas por local e todos tem histórias muito interessantes!

NaTelinha - O que o público pode esperar de "Todas as Manhãs do Mundo"?

Lawrence Wahba -
Sem falsa modéstia, trata-se da maior produção de documentário de natureza da história da TV brasileira. 13 cinegrafistas trabalharam 42 semanas pra gravá-la. Usamos lentes especiais, drones, gruas, sliders... A estética das imagens foi elaborada, tem um tratamento cinematográfico desde textura, velocidade de cinema, enquadramentos... Roteiro, montagem e trilha foram muito cuidadosos. A série tem uma qualidade técnica equivalente a das maiores produções internacionais mas uma "pegada" brasileira, mostrando making of com humor. Então o público pode esperar assistir um produto feito com muito amor, muita dedicação, por uma equipe maravilhosa e seguramente único!


NaTelinha - Você tem larga experiência com vida selvagem. Tem alguma história que você não viveu e gostaria de vivenciar pelo mundo afora?

Lawrence Wahba -
Muitas... O mundo é muito grande e atualmente estou estudando dois projetos, um pelo Brasil e outro sobre tubarões. Me dedicarei a eles nos próximos 4 ou 5 anos da minha vida. Em abril desse ano realizei um dos meus maiores sonhos que foi fotografar tigres na natureza, na Índia. Além dos projetos de TV, tenho voltado a fotografar, viajar de forma mais livre, com menos equipamento. E isso me permite "realizar" alguns sonhos de forma mais rápida. Pra filmar tigres na Índia, precisaria de 2 anos de preparação, levantar financiamento, desenvolver projeto, conseguir autorizações... Pra fotografar, peguei um voo e fui!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado