Notícias

As cinco sessões de filmes mais antigas ainda no ar na TV aberta

Mesmo com popularização de internet e TV paga, há várias sessões em exibição


controleremoto.jpg
Ainda há aqueles que veem filmes na TV aberta - Divulgação
Em época de filmes acessíveis com a proliferação de televisão por assinatura, internet e conteúdos por demanda para ver onde e em qual plataforma quiser, sessões de cinema na TV aberta não atingem mais grande audiência, como há anos atrás.
 
Hoje, as emissoras não fazem mais tanta questão de se estapear por contratos milionários com produtoras estadunidenses, até não renovando seus contratos, como aconteceu com a Warner e o SBT, por exemplo.
 
No entanto, algumas sessões sobreviveram ao tempo, e o NaTelinha lista agora as cinco mais antigas que ainda estão no ar. Todas elas, da TV Globo.
 
Confira:
 
5. Corujão
 
 
Certamente se não tivesse mudado de nome, seria a sessão de filmes mais antiga no ar atualmente. O "Corujão" teve este nome adotado em 1986 e sempre exibiu filmes dos mais diversos gêneros, inéditos ou não.
 
A "Sessão Coruja" foi criada em 1972 e passou a se chamar "Coruja Colorida" em 1974, título que só veio a ser trocado 12 anos mais tarde.
 
No ano passado, o "Corujão" ganhou novidades, como a mudança de logotipo, a inclusão de vários blockbusters em seu catálogo nas madrugadas e a interatividade às sextas-feiras. O telespectador escolhe entre dois filmes na sexta, prática esta que o extinto "Intercine" fazia entre 1996 e 2010.
 
As medidas visavam estancar o crescimento do SBT nas madrugadas com o "The Noite" e o "Okay Pessoal!!!". Grandes sucessos como longas das franquias "As Panteras", "Piratas do Caribe", "Duro de Matar" e "Os Bad Boys" foram exibidos nessa "reformulação" em plena madrugada. Em outras emissoras, estariam em horário nobre até hoje.
 
4. Supercine
 
 
O "Supercine" estreou em 1981 e sempre foi exibido nas noites de sábado da Globo. Durante vários anos, era levado ao ar após a novela das 21h, mas para combater "A Praça é Nossa" de maneira mais enérgica, remanejou o "Zorra Total" para aquela faixa depois de sua novela definitivamente.
 
Com a mudança, a sessão passou a ser exibida às 23h, frustrando vários fãs que o "Supercine" adquiriu ao longo dos anos.
 
Mas, em 2013, depois de vários pedidos de Serginho Groismann por 13 anos, seu "Altas Horas" passou a ser transmitido mais cedo, invertendo com o "Supercine", que agora vai ao ar nas madrugadas de sábado para domingo, por volta da 01h30.
 
Esta sessão não tem um gênero preferido, mas por vezes exibiu um conteúdo mais adulto e filmes com teor mais violento e sensual.
 
3. Sessão de Gala
 
 
Estreando em 1976, a "Sessão de Gala" ganhou o status de sessão mais "chique" da televisão aberta, exibindo filmes premiados pelo Oscar, Globo de Ouros ou cults.
 
Transmitida hoje nas madrugadas de domingo para segunda-feira, a "Sessão de Gala" exibe geralmente filmes mais dramáticos, mas não se restringe a um gênero, mostrando diversos outros que tenham sido premiados, e aqueles que não ganham tanto cartaz comercialmente por não serem dos Estados Unidos.
 
2. Sessão da Tarde
 
 
Uma das sessões mais famosas na televisão é a "Sessão da Tarde". Ao longo desses 31 anos no ar (estreou em 1974), a sessão "fez" vários clássicos por toda uma geração como "A Lagoa Azul", "Ghost: do Outro Lado da Vida" e "Flashdance", dentre vários outros.
 
No ano passado, ganhou uma alteração de horário importante, invertendo de posição com as novelas do "Vale a Pena Ver de Novo". Além disso, a Globo repaginou a sessão visualmente, sem aquele logotipo espelhado, trazendo um ar mais jovial e simples.
 
1. Domingo Maior
 
 
Em 1972, a Globo estreava o "Domingo Maior", nome este que era utilizado para denominar uma faixa de atrações no dia, e que hoje é a sessão na televisão aberta mais antiga no ar.
 
O programa exibe costumeirante grandes filmes de ação consagrados, reprisados à exaustão, salvo raras exceções.
 
Em 1993, a Globo substituiu uma série de filmes de ação que iam ao ar por medo de ser acusada de veicular muita violência na programação em época de chacinas como as de Vigário Geral e Candelária, que ficaram famosas na ocasião. Um desses longas era "Stallone Cobra".
 
Por muitos anos, foi exibida após o "Fantástico", mas hoje alterna horários com outros programas da Globo e vai ao ar mais tarde. Atualmente, depois da meia-noite em virtude do "The Ultimate Fighter".
 
No começo da década de 2000, motivou o SBT a criar a "Última Sessão", que exibia filmes do mesmo gênero às 23h. Ficou conhecido como o "Domingo Maior do SBT" e ia ao ar após os programas de Silvio Santos, como o "Sete e Meio" e "Show do Milhão".
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado