Notícias

Documento NT visita o "Atalaia Esporte", de afiliada da Record em Sergipe


atalaiaesporte-tvatalaia-sergipe (2).jpg
Fotos: Gabriel Vaquer/NaTelinha

O Documento NaTelinha volta a ser destaque aqui no site, com os bastidores de programas locais de todo o Brasil.

Desta vez, nossa reportagem foi para Aracaju, mais exatamente para a TV Atalaia, afiliada da Record em Sergipe. A emissora foi a primeira parceira da Record a adotar a tecnologia HD e, neste momento, tem como principal destaque um programa esportivo.  

Trata-se do "Atalaia Esporte", apresentado pela jornalista Lílian Fonsêca. A atração vai ao ar ao 12h e dá espaço não só ao futebol e ao esporte profissional, como também ao esporte amador, dando apoio para novos atletas.

Lílian, além disso, é considerada a melhor apresentadora esportiva do estado, e deverá ter um futuro bastante promissor. Segundo informações, Lílian foi procurada pela Record e foi convidada para participar da cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto deste ano, mas alguns acertos maiores ainda estão sendo feitos. Isso mostra que a rede está de olho em seu programa e no trabalho de sua equipe.

Falando do "Atalaia Esporte", nós visitamos o programa na última quarta (8) e acompanhamos toda a sua produção. Chegamos na emissora por volta de 10 da manhã, e Lílian nos recebe com o sorriso farto. Ela nos mostra a emissora, que tem uma sede até pequena, mas bastante usual e moderna, com vários equipamentos de ultima geração. A redação estava em reforma, mas mesmo assim equipes trabalhavam normalmente.  

Várias ilhas de edição também existem e algumas delas pertencem diretamente ao programa. Naquele dia, a apresentadora estava radiante: havia tido uma reunião com a direção de jornalismo e recebeu a notícia que seria apenas uma repórter e apresentadora esportiva, não se dedicando às pautas gerais. "A minha briga aqui agora é por um núcleo de esporte", confessa a apresentadora, já que a casa ainda não tem profissionais separados para este segmento, limitando-se a própria Lílian e ao editor-chefe do programa, Fábio Teles, a produções de reportagens e pautas especiais.   

Lílian Fonsêca é formada em jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT) e tem três pós-graduações, uma delas em marketing e outra em meio ambiente. Clara, ela fala de seus sonhos futuros na profissão: "Eu quero consolidar ainda mais o 'Atalaia Esporte'. Ele era um teste, se não desse certo em três meses, iria sair do ar. Hoje ele tem mais de um ano, tivemos um programa especial para comemorar, e pela última pesquisa que saiu, era líder de audiência no horário". Lílian também confirma a informação de que foi convidada para cobrir o Pan pela Record, mas não dá maiores detalhes ainda: "Convite veio de São Paulo, e a TV Atalaia ainda está vendo como vão fazer isso, como a emissora vai receber. Mas vamos ver no que dá, estou confiante".  

Lílian também relembra histórias curiosas do programa, como no dia em que uma edição feita na rua deu totalmente errado, e uma volta fenomenal ao estúdio teve que ser feita: "Há algum tempo, faziamos toda sexta o programa das ruas, em um link ao vivo, e dava bem certo. Fizemos bons programas. Mas teve um dia que o link falhou faltando 5, 6 minutos, e não tinha tempo hábil pra fazer ele voltar a tempo do programa. Todo mundo teve que ir dentro do carro correndo pra TV, e a técnica montava o estúdio em tempo recorde. Cheguei lá, o Fábio Teles ainda estava vindo, e a editora do 'Jornal do Estado', que vem depois da gente, ia ajudando. Cheguei no estúdio toda descabelada, improvisei, aí colocamos uma matéria de skate que tinha, e conversava com o Raimundo Macêdo, nosso comentarista, pra ganhar tempo. Aí o pessoal que faria a externa com a gente chegou, e tomo mundo entrou no estúdio, foi muito louco. No final, eu sei que eu fiquei pensando: 'como é que a gente fez isso?'. E fizemos".  

Por volta de 11h, Lílian se maquia e explica o seu jeito natural de apresentar: "Eu vim da TV Cidade (canal local a cabo de Aracaju, ex-afiliada da RedeTV!), onde era tudo bastante improvisado. Então, eu tenho esse traquejo de improvisar, de brincar. Quando faço o programa, eu me sinto em casa. Me realizo". 11h40, hora de ir pro estúdio, que abriga também os outros programas da casa. Lílian concentra, passa o programa inteiro em sua ficha, gargareja e conversa com um tenista sergipano que seria entrevistado naquele dia. Pouco antes de entrar no ar, ela fala: "Hora do show".

Mesmo curto, com apenas quinze minutos, o programa fala de vários temas: futsal, futebol, tênis, esporte radicais, tudo bastante democrático. Por fim, ainda tem o comentário esportivo de Raimundo Macêdo, um dos jornalistas esportivos mais conceituados de Sergipe.  

O programa termina, Lílian troca de roupa e é hora de começar a produzir a edição do dia seguinte. Porém, por sorte, todas as pautas do dia já estavam fechadas. "Você pegou um dia bem tranquilo pra gente", confessa a jornalista. Hora de ir embora, e Lílian, com um sorriso no rosto, nos convida para voltar: "Venha sempre que puder, quando tiver uma folguinha. A casa está aberta".  

Confesso, me impressionei que, mesmo com a simpleza da estrutura, já que o canal não tem um núcleo de esporte fixo, o que é levado ao ar é muito digno e bem feito, melhor do que o "Globo Esporte" do mesmo estado, por exemplo.

Lílian Fonsêca tem um carisma e uma simpatia dignas de grandes apresentadoras de esporte da Globo, não devendo nada a elas. Espero que o futuro para ela, de fato, seja brilhante. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado