Notícias

Cultura exibe série sobre a história da imprensa na Ditadura Militar


dba5627b5d7fc6fa75ba9481a9d3ffc4.jpg
Divulgação

Exibida originalmente pela TV Brasil entre março e abril de 2014, como parte das atrações que visavam relembrar os 50 anos do golpe militar no Brasil, a série "Resistir é Preciso" ganha a tela da TV Cultura.

Dividido em dez episódios, o material passa a ser exibido pelo canal público paulista a partir das 23h59 desta terça (31). Produzida graças ao apoio do Instituto Vladimir Herzog e à parceria da TV Brasil com as empresas TC Filmes e TVM, a série trabalha no resgate das situações enfrentadas pela imprensa brasileira durante o período sob controle dos ditadores.

Para isso, o conteúdo apresenta depoimentos de jornalistas que passaram por redações nacionais em plena era dos censores. Audálio Dantas, Bernardo Kucinsky, José Hamilton Ribeiro, Juca Kfouri, Laerte, Paulo Moreira Leite e Raimundo Pereira são alguns dos profissionais que colaboraram para a série documental.

Além das entrevistas com jornalistas que participaram da chamada imprensa alternativa ou tiveram que atuar no exílio, "Resistir é Preciso" é baseada em “material historiográfico” sobre a ditadura. Toda a produção conta com a narração e apresentação do ator Othon Bastos.

Com a voz do artista ao fundo, a atração recupera histórias de bastidores de veículos de comunicação que tiveram como marca a resistência ao sistema antidemocrático que controlou o país de 1964 a 1985. Entre os casos abordados, estão as publicações Bondinho, O Pasquim, Opinião e PifPaf.

A exibição das reportagens é um reflexo de uma parceria de cessão de conteúdo entre as duas emissoras públicas do Brasil, assinado no fim do ano passado entre a EBC, mantenedora da TV Brasil, e a Fundação Padre Anchieta, que mantém a Cultura.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado