Notícias

Morre a apresentadora e cantora Inezita Barroso; corpo é velado em SP


inezitabarroso.jpg
Divulgação

Morreu na noite deste domingo (08), aos 90 anos, a cantora e apresentadora Inezita Barroso. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O velório será aberto ao púiblico após ficar reservado para a família durante 30 minutos. O enterro está previsto para as 17h no Cemitério Gethsêmani, no Bairro do Morumbi, Zona Sul da capital paulista.

Inezita Barroso estava internada desde o dia 19 de fevereiro. Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Ela é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja e também foi apresentadora do programa "Viola, Minha Viola" na TV Cultura.

Além de apresentadora, era musicista e teve trabalhos no rádio e no cinema. Inezita Barroso é o nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima Barroso. Ela também é instrumentista, folclorista, professora, doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa, Portugal. Adotou o Barroso ao se casar, em 1947, aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso.

O governador de SP, Geraldo Alckmin, divulgou uma nota de pesar. Confira:

"Durante 35 anos, as manhãs de domingo no interior de São Paulo e do Brasil tiveram a sonoridade de Inezita Barroso no comando do "Viola, Minha Viola", o mais antigo programa musical da televisão brasileira. Neste domingo à noite, com muita tristeza, nos despedimos dela. Paulistana da Barra Funda, Inezita foi compositora, cantora, atriz, violeira, pesquisadora, professora e doutora honoris causa de folclore e da música caipira. Há dois anos, tive a honra de estar com ela, no palco do "Viola", para a emocionante festa musical em que o país inteiro comemorou seu aniversário de 88 anos e sua grande obra. Naquele dia, ela explicou o segredo de sua vida longa e feliz: amava a música caipira, gostava do que fazia e de fazer bem feito. Ao recuperar o nosso folclore, Inezita Barroso preservou um ativo inestimável, um tesouro que faz de nós, brasileiros, uma nação: nossas raízes. A partir de agora, São Paulo e o Brasil retribuirão esse legado de amor com imensa saudade".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado