Notícias

William Bonner recebe "Troféu Mário Lago" e se emociona no "Domingão"


williambonner-trofeumariolago (2).jpg
Fotos: Divulgação/TV Globo

Na noite deste domingo (21), William Bonner recebeu o "Troféu Mário Lago 2014" e foi homenageado ao vivo no palco do "Domingão do Faustão".

O âncora do "Jornal Nacional" se emocionou e recebeu o troféu das mãos de Fernando Montenegro, vencedora do ano passado.

“Quando me falaram que era uma premiação eu estranhei porque achei que era um ‘Arquivo Confidencial’. E, mesmo já tendo participado de um antes, como a Fátima já passou por dois, pensei que poderia participar novamente. Nem em sonho eu imaginei que isso poderia acontecer. Muito obrigado, foi muito emocionante. Todos os talentos que receberam esse prêmio antes de mim e a Fernanda (Montenegro), especialmente, pelo que ela representa na dramaturgia internacional, e eu sou fã, tiete. Foi lindo também rever colegas que não vejo há anos e admiro imensamente”, disse Bonner.
 
A homenagem começou com o apresentador Fausto Silva retratando a história profissional do jornalista, que iniciou a carreira como locutor de histórias em quadrinho na rádio USP, onde interpretava vários superheróis. “Fazíamos tudo isso em tom de brincadeira, mas escrevemos um capitulo bonito da historia da rádio”, afirmou Bonner ao ouvir o depoimento do amigo Silvio Pinheiro.

William tornou-se apresentador quando o jornalista José Emílio Ambrósio o levou para frente das câmeras na TV Bandeirantes. “Eu precisava de um apresentador e um dia fomos tentar. Foram dias e dias treinando. Ele queria desistir, mas eu disse que não tinha como, pois o jornal ia ao ar na segunda-feira e deu no que deu”, contou José Emílio.

Bonner se mudou para a Globo após ser descoberto por Boni, que também lembrou desse momento: “A história do Bonner é engraçada. Estávamos precisando de um apresentador em São Paulo e botei a minha esposa de castigo rodando todos os canais procurando alguém. Um dia ela me liga e diz que encontrou um rapaz bonito e seguro, e trouxemos ele para a Globo”. Emocionado, Bonner declarou sua gratidão a Boni, que lhe deu a oportunidade de construir uma carreia que já chega a 28 anos na emissora.
 
Referências no trabalho de William, Cid Moreira e Sérgio Chapelin elogiaram a trajetória do jornalista e reforçaram que ele deu uma nova dimensão ao trabalho de apresentador de telejornal ao assumir também a função de editor. Lillian Witte Fibe, Patrícia Poeta e Renata Vasconcellos revelaram o lado cômico do companheiro de trabalho. “Eu não lembro de uma reunião do 'Jornal Nacional' sem ter dado muita gargalhada graças a esse outro talento de William”, contou Patrícia. Já Renata agradeceu por dividir a bancada com Bonner: “Agradeço todos os dias por dividir esse trabalho com ele. É uma honra. Parabéns, você merece esse prêmio”.

Marcelo Moreira, editor-chefe, e Bruno Quintela, filho do jornalista Tim Lopes, relembraram um dos momentos mais difíceis da carreira do jornalista ao noticiar a  morte de Tim.
 
Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo e Esporte da Globo, afirmou que William é o maior jornalista da televisão brasileira e o parabenizou pela premiação: “Ponha esse troféu num lugar de destaque na sua casa, porque ele é a prova do profissional que você é”. Fátima Bernardes completou os elogios ao marido: “Eu sempre apostei muito no William e disse que ele seria apresentador e editor-chefe do telejornal. Esse lugar é mais do que merecido para você, é um momento para não esquecer”.

Numa demonstração de carinho, as equipes do jornalismo de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Nova Iorque, Londres, Brasília e Rio de Janeiro se reuniram em um videoclipe que mostra a rotina de trabalho dele e o aplaudiram pela conquista.

Fernanda Montenegro entrou no palco e entregou o "Troféu Mário Lago 2014" para o jornalista, que a recebeu de joelhos. “Estou feliz de estar aqui ao lado do Bonner, que recebe esse troféu do querido e imenso Mário Lago”, falou a atriz.
 
O "Troféu Mário Lago" teve sua primeira edição no ano de 2001, com o artista que deu nome ao prêmio, e, em seguida, foi entregue a artistas como Laura Cardoso, Paulo José, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Pires, Gilberto Gil, Antônio Fagundes, Hebe Camargo, Regina Duarte, Roberto Carlos e Fernanda Montenegro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado