Notícias

Documento NT visita o SBT Rio de Janeiro e mostra seus bastidores; confira


logosbt-nova.jpg
Fotos: Vinícius Sacramento especial para o NaTelinha

O Documento NaTelinha continua viajando o país, mostrando os bastidores dos principais telejornais locais do Brasil. Desta vez, aportamos no Rio de Janeiro, para acompanhar os bastidores do jornais locais do SBT Rio.

Na capital carioca, a emissora de Silvio Santos produz dois jornalísticos diários. O primeiro é o matinal "SBT Rio Manhã", comandado por Liane Borges, e o "SBT Rio", exibido na hora do almoço por Isabele Benito. Este em questão está em um grande momento. Além de ser vice-líder de audiência, foi indicado ao prêmio "Melhores do Ano NaTelinha", como melhor jornal local do país. Já o "SBT Rio Manhã" completou um ano no ar recentemente e tem crescido cada vez mais em seu horário.

Acompanhamos um dia de produção no canal, para entender melhor como é este momento.

Chego na emissora por volta de 8h30 da manhã e sou recepcionado por Isabele, Liane e Vanila Pontes, assessora de imprensa de filias do SBT. Noto um clima de seriedade na redação, mas ao mesmo tempo de cumplicidade, pois mesmo com a equipe enxuta, o bom humor impera. Primeiramente, vejo uma entrada de Liane Borges no "Notícias da Manhã", ancorado diariamente por Neila Medeiros para todo o Brasil. "A entrada é boa, é uma grande exposição", me diz Liane logo depois do link.

Pergunto se ela se impressiona com alguns casos escabrosos que noticia. "A gente se indigna, mas meio que se blinda, se acostuma", responde. Depois de um café agradável, acompanho os bastidores do fechamento do "SBT Rio", apresentado por Isabele Benito. A jornalista, primeiramente, vê alguns VTs e olha como está a edição: "Temos seis ilhas aqui. É uma equipe mais enxuta, mas bem aguerrida".

Depois, Benito vai para o seu camarim, se arruma e segue para o estúdio. Antes do início, o clima é de animação, já que a música "Na Batida", de Anitta, ecoa tanto no switcher, de onde acompanho o primeiro bloco, quanto no estúdio, onde Benito dança animada e totalmente sorridente. O jornal começa com assuntos pesados, mais policiais.

Uma curiosidade que noto é que na medida em que o "SBT Rio" coloca um determinado assunto no ar, a Record Rio, que exibe o "Balanço Geral" com Wagner Montes, também coloca o seu VT do mesmo assunto. Me parece uma estratégia para esvaziar o adversário.

Depois do noticiário normal, começa o "SBT Esporte Rio", comandado por José Carlos Araújo com comentários do lendário ex-jogador Gérson e dos comentaristas Gilson Ricardo e Dé, o Aranha. O ambiente é de total descontração, apesar do mau momento dos times cariocas no futebol brasileiro.

No fim, tudo termina em dança, festa e alegria. Me recordo da fala de Isabele Benito mais cedo: "Apesar de não sermos uma grande equipe, e não termos uma enorme estrutura, somos unidos e fazemos algo sensacional". De fato, não tem outra definição para o SBT Rio: felicidade.

Agradecemos aqui ao SBT Rio, à assessora de imprensa de filias do SBT, Vanila Pontos, e a todos os funcionários da emissora. Até o próximo Documento NT!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado